Encontro das Bandeiras reforça tradição do Ciclo do Marabaixo
A tradição se perpetua através da nova geração de marabaixeiros que cresce aprendendo com os pais e avós
Marabaixo é a essência da cultura amapaense que se perpetua através de eventos como o Encontro das Bandeiras
O batuque das caixas de marabaixo chamou atenção de quem passou pelos bairros do Laguinho e Santa Rita nesse fim de semana. O tradicional Encontro das Bandeiras de Santíssima Trindade e Divino Espírito Santo encerrou mais uma das etapas do Ciclo do Marabaixo e reuniu mais de 200 marabaixeiros e simpatizantes desse movimento, no último domingo, 4, em Macapá.
Núbia Cristina de Souza, da Secretária Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes, explicou que o encontro das bandeiras é a união dos bairros do Laguinho e Santa Rita para fortificar a cultura e a tradição do Ciclo do Marabaixo.
"O cortejo, dança e o canto dos ladrões em frente à igreja Jesus de Nazaré é um dos momentos mais importantes dessa festa. Estamos resgatando um pouco mais da nossa tradição e isso só é possível graças ao esforço do Governo do Estado que não tem medido forças para deixar acesa essa tradição milenar da cultura amapaense", completou Nubia.
Valdinete Costa, coordenadora do Ciclo do Marabaixo, participou cantando os ladrões em cortejo pelas ruas e avenidas dos dois bairros com a murta, folhagem utilizada para ornamentar o mastro que é erguido com a bandeira da Santíssima Trindade. Para ela o momento é de alegria.
"Nossos filhos e netos estão aqui, e isso mostra que a nossa tradição jamais vai morrer, pois essas crianças vão seguir ao longo dos anos cantando e dançando como nossos ancestrais fizeram durante décadas. A ideia é não deixar a tradição morrer e disseminar a cultura para maior quantidade de pessoas possível", comentou Valdinete Costa.
O Ciclo do Marabaixo se estende até o dia 18 de junho. O tema deste ano do evento é “Reconhecer que o Ciclo do Marabaixo faz parte do nosso desenvolvimento sociocultural é um ato de justiça”.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!