Governo vai renovar contratos de agentes de endemias
Renovação será válida por mais seis meses
O governador anunciou a decisão em uma reunião com gestores da Saúde e Procuradoria
O Governo do Amapá vai renovar a contratação temporária de 168 agentes de endemias para continuar o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A decisão foi tomada durante reunião entre o governador Waldez Góes com gestores da Saúde e Procuradoria. O encontro ocorreu no Palácio do Setentrião, local onde ocorrerá o ato de renovação, na próxima quarta-feira, 7.
De acordo com o governador, mesmo não sendo uma atribuição legal do Estado, não existe impedimento jurídico para a recontratação. O contrato da última seleção findou no último dia 2. “É uma responsabilidade do município esse trabalho. No entanto, por entendermos, tecnicamente, que em alguns municípios ainda tem a necessidade de melhorar os índices epidemiológicos e, ainda, levando-se em consideração as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras atualmente, nós optamos por continuar esse trabalho”, justificou o chefe do Executivo.
Segundo o secretário de Estado das Saude, Gastão Calandrini, os agentes de endemias vão continuar atuando em seis municípios: Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Mazagão e Pracuúba. Ele ressaltou a importância do trabalho dos agentes de endemias com dados estatísticos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde.
Conforme os boletins, em comparação com o mesmo período do ano passado, os índices apresentaram melhoras significativas. Em Macapá, onde atuaram 87 agentes de endemias, de janeiro até maio, os casos de suspeita de dengue caíram de 1.156 para 304, redução de 26%. Nos casos confirmados a queda foi de 56% em todo o Estado. Já com casos de chikungunya, houve redução de 45,6% nos casos confirmados em todo o Estado: eram 57 em 2016, e este ano 31.
“Com certeza essa queda se deve a atuação dos agentes, por isso é suma importância a decisão de dar continuidade neste trabalho”, avaliou Calandrini. Segundo ele, 168 contratos serão renovados na quarta-feira.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!