Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Não vamos baixar a guarda para o Aedes', afirma governador

A declaração foi feita durante a solenidade de renovação dos contratos de agentes de endemias

Por Redação
07/06/2017 11h58

Agentes de endemias têm contratos renovados e continuam na luta contra o Aedes

O Amapá manteve o reforço na “guerra” contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. O governo renovou o contrato de 168 agentes de endemias, que nos últimos seis meses ajudaram a reduzir significativamente a incidência destas doenças no Estado. A autorização de renovação foi assinada pelo chefe do Executivo amapaense, Waldez Góes, na manhã desta quarta-feira, 7, durante cerimônia no Palácio do Setentrião.

O vínculo da última seleção havia expirado no último dia 2. A nova contratação é válida por mais seis meses. Segundo o secretário de Estado das Saúde, Gastão Calandrini, os agentes vão continuar atuando em seis municípios: Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Mazagão e Pracuúba. Os prefeitos de três destes municípios estiveram presentes na solenidade: Ofirney Sadala, de Santana, Márcio Serrão, de Laranjal, e Maria Orlanda, de Oiapoque.

O governador ressaltou a importância do trabalho dos agentes de endemias com dados estatísticos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Conforme os boletins, em comparação com o mesmo período do ano passado, os índices apresentaram melhoras significativas.

Somente em Macapá, por exemplo, onde vão continuar atuando os mesmos 87 agentes de endemias, de janeiro até maio, os casos de suspeita de dengue caíram de 1.156 para 304, redução de 26%. Nos casos confirmados a queda foi de 56% em todo o Estado. Já com casos de chikungunya, houve redução de 45,6% nos casos confirmados em todo o Estado: eram 57 em 2016, e este ano 31.

“Com certeza essa queda na incidência destas endemias se deve à atuação dos agentes, por isso é suma importância a decisão de dar continuidade neste trabalho”, avaliou o governador. Ele também evidenciou as campanhas educativas lançadas nos veículos de comunicação pelo governo e as mobilizações nos dias de mutirão.

“Nós não vamos baixar a guarda para o Aedes. Ao contrário, vamos continuar firmes na guerra contra o mosquito. A renovação do contrato dos agentes é a primeira medida de uma nova fase. Já atingimos índices muito bons, mas podemos melhorar. No final do ano, quando o trabalho destes profissionais estiver concluído, veremos que tomamos a decisão acertada e, com certeza, vamos comemorar novos resultados”, analisou Góes.

De acordo com o secretário Calandrini, basicamente, o trabalho dos agentes será o mesmo dos últimos seis meses: percorrer todos os domicílios destas seis cidades e eliminar os focos, efetivos e em potencial, de reprodução do mosquito. “E naquelas residências já fiscalizadas, reforçar educativamente a importância de manter os cuidados para que o mosquito não se reproduza”, reforçou o secretário.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!