Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Experiência de 20 anos em enfermagem garantiu parto exitoso dentro de aeronave do GTA

A enfermeira e técnica Maria Leia Nunes, com a ajuda dos tripulantes, conseguiu retirar o bebê em segurança em pleno voo.

Por Redação
07/06/2017 19h00

Na tarde da terça-feira, 6, foi inusitada para a enfermeira Maria Leia Nunes. Ela fez parte da equipe que realizou o parto da mãe de primeira viagem, Shirlana Amanajás, de 19 anos, a que deu a luz dentro de uma aeronave em pleno voo.

Atuante como técnica em enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) se prontificou em fazer parte da equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA) que foi acionada para o resgate da grávida de nove meses. Ao chegar ao Distrito de Bailique, a profissional notou que mulher estava com pressão arterial elevada e precisaria deslocar-se à Macapá.

"Ao examinar Shirlana, além de estar com a pressão elevada, notei que ela estava tendo fortes contrações e poderia entrar em trabalho de parto a qualquer momento. Foi quando senti que teríamos que usar de toda a nossa experiência para fazer o trabalho com muito cuidado e em um pequeno espaço daquela aeronave", relata.

Leia tem mais de 20 anos de experiência na área como técnica em enfermagem e em 2016 alcançou sua graduação em Enfemagem. Com a ajuda dos tripulantes conseguiu retirar o bebê em segurança em pleno voo, cortou o cordão umbilical e a aqueceu. Por fim, a enfermeira acalmou a mãe que estava agitada.

"Foi um momento único em minha vida. Pedi à Nossa Senhora do Bom Parto que me ajudasse e usasse minhas mãos para trazer a criança ao mundo", conta Leia. "O momento foi emocionante, pois me fez lembrar de meu primeiro filho. São atos como esse que nos mostram o quanto somos importantes na vida do ser humano", garante a enfermeira.

Nesta quarta-feira, 7, os componentes do GTA que atenderam a ocorrência de resgate e salvamento visitaram mãe e filha no Hospital da Mulher e Maternidade Mãe Luzia (HMML), para onde foram levadas e receberam todos os atendimentos necessários posteriores ao nascimento.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!