Servidores da Caesa e CEA são treinados para humanizar atendimento aos clientes
Durante cinco dias, os servidores foram capacitados sobre as técnicas de conciliação que serão usadas no atendimento ao cliente a partir da criação do Cejusc
Servidores da Caesa vão aproveitar os ensinamentos para atuarem no atendimento aos clientes
Os servidores da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) finalizaram nesta sexta-feira, 9, a primeira etapa do curso de mediador e conciliador promovido pelo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). A capacitação, que também foi ministrada aos servidores da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), é fruto de uma parceria entre os órgãos e tem por objetivo preparar estes funcionários para atuarem na solução de conflitos internos e externos, além da negociação de débitos.
Durante cinco dias, a equipe de instrutores do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tjap apresentou aos servidores os principais conceitos e métodos alternativos utilizados na mediação e conciliação para estas situações. Essas orientações são regidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A coordenadora do núcleo, juíza Joenilda Lenzi, destacou a importância da capacitação, frisando que os servidores prestarão um serviço que vai melhorar a relação com o usuário e que será uma extensão da justiça nas companhias.
“A partir da finalização do curso as companhias, os servidores vão poder atuar de forma mais dinâmica e as técnicas de conciliação e mediação aprendidas no curso serão essenciais nos processos de negociação e acordos”, declarou.
A atendente da Caesa, Marlúcia Costa, aprovou a parceria entre as instituições e ressaltou que a capacitação vai nortear o servidor nas suas atribuições.
“Sem dúvidas, traz um novo olhar para o serviço de atendimento ao cliente no sentido de aprimorar as técnicas que o serviço exige e humanizar o tratamento com os clientes que procuram pelo serviço”, disse.
O assessor jurídico da CEA, Alfredo Aleixo, disse que o aprendizado tem importância essencial para todos os setores da empresa e que servirá para um melhor convívio entre os funcionários.
“A gente presta um serviço essencial à sociedade que é o fornecimento de energia elétrica. Portanto, nós enquanto funcionários, precisamos estar em sintonia na execução das nossas funções e principalmente no repasse de informações ao nosso cliente quando somos acionados”, falou.
A instrutora do curso, Sônia Ribeiro, avaliou de forma positiva a participação dos servidores durante as atividades práticas e ensinamentos teóricos da capacitação e os informou sobre as próximas etapas do processo.
“Esse foi o cumprimento da carga horária de 20 horas, mas ainda temos outros ciclos de atividades, incluindo o estágio nos locais onde já existem os Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejusc) e também a elaboração de um projeto junto à população, para poderem ganhar a certificação do Tjap e serem credenciados para atuar na mediação e a conciliação nas companhias”, explicou.
A proposta do Tjap em conjunto com a Caesa e CEA é que a partir dessa formação, os servidores capacitados atuem nos Cejuscs, que serão criados dentro dos próprios órgãos. A criação destes centros se dará a partir de um termo de cooperação técnica, que será firmado entre os órgãos ainda neste mês de junho.
Durante o encerramento da programação do curso, os funcionários foram contemplados pela equipe do Tjap com uma apresentação da Orquestra Equinócio das Águas, que participa anualmente da Cantata Natalina do tribunal.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!