Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Operação conjunta fiscaliza medidores de velocidade de veículos de transporte e carga

Ipem e PRF realizam a ação intensiva até dezembro

Por Redação
13/06/2017 17h01

O disco do diagrama colocado no cronotacógrafo registra dados importantes, que são legalmente aceitos como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução

O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram nesta terça-feira, 13, uma operação de fiscalização com foco em cronotacógrafos (medidores de velocidade, que também monitoram o tempo de uso e a distância percorrida), obrigatórios em todos os veículos de transporte de passageiros com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros.

A operação “Estradas mais seguras com a verificação metrológica” ocorreu na Rodovia Juscelino Kubitschek e 54 veículos foram abordados, sendo seis notificados por apresentarem problemas com o equipamento.

De acordo com Ronildo Nobre, coordenador técnico do Ipem/AP, conduzir o veículo com registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo viciado ou defeituoso é uma infração grave que acarreta na emissão de um termo de ocorrência, no qual o proprietário do veículo deverá receber auto de infração com prazo de dez dias para recorrer, implicando em multas.

“As fiscalizações ocorrem rotineiramente e devem seguir intensificadas até 18 dezembro. São analisados os prazos dos certificados dos cronotacógrafos e as condições dos discos que estão sob a competência da PRF. O disco do diagrama colocado no cronotacógrafo registra dados importantes, que são legalmente aceitos como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução”, pontuou Nobre.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!