Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Estabelecimentos de recarga de extintores serão fiscalizados pelo Ipem

A intenção é verificar se os equipamentos estão de acordo com as exigências regulamentadas pelo Inmetro.

Por Redação
23/02/2016 09h42
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amapá (Ipem/AP) iniciou nesta terça-feira, 23, uma operação que tem como alvo as lojas que comercializam e recarregam extintores de incêndio. A intenção é verificar se os equipamentos estão de acordo com as exigências regulamentadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A fiscalização se estende até o dia 29 deste mês.

Durante a fiscalização os metrologistas vão averiguar aspectos de segurança dos extintores de incêndio, bem como o estado de conservação, verificando se os mesmos estão apresentando corrosão, achatamento, vazamento nas mangueiras e componentes.

De acordo com diretor-presidente do Ipem, José dos Santos, há dois anos não ocorria esse tipo de fiscalização no Amapá. Ainda segundo ele, tanto as empresas que comercializam quanto as que fazem manutenção e recarga de extintores de incêndio devem ser credenciadas pelo Inmetro.

"Os fiscais vão averiguar itens como a identificação do fabricante, selo do Inmetro, validade e conservação desses equipamentos. Vamos fiscalizar todas as lojas e penalizar caso haja irregularidade", assegurou.

Um dos principais itens a serem verificados pelos consumidores na hora de comprar um extintor é o lacre, que é a garantia de que os equipamentos estão preservados e as condições regulamentadas para utilização.

“O extintor de incêndio cujo agente é água ou pó químico deve ser inspecionado anualmente, e o de CO², a cada seis meses. A partir de agora vamos intensificar as fiscalizações”, alertou José dos Santos.

CAPACITAÇÃO

Na semana passada servidores do quadro efetivo do Ipem/AP passaram por um treinamento oferecido pelo Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetro/PA). O objetivo foi capacitar os fiscais para realizarem o trabalho nas empresas que prestam serviço de recarga e manutenção de extintores de incêndio.

Segundo José dos Santos, quando havia capacitação especificamente no caso dos extintores apenas servidores que tinham cargos participavam. Agora, segundo ele, a intenção é preparar servidores do quadro efetivo para que haja valorização dos funcionários da casa.

“Com esse curso os metrologistas aqui do Amapá estão preparados e orientados para atuarem na fiscalização desse setor”, garantiu.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!