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Educadores debatem fortalecimento da educação inclusiva na rede estadual

Jornada Pedagógica ‘Dialogando a Inclusão’ fomenta qualidade do ensino e atendimento dos estudantes com deficiência.

Por Redação
20/06/2017 13h01

Gestores e secretários escolares serão orientados sobre a importância do seu papel na gestão de pessoas, financeira e pedagógica para que todas as escolas que trabalham a educação especial realizem suas ações com a mesma dinâmica.

Com o objetivo de ampliar os debates sobre a educação inclusiva e fomentar a qualidade do ensino e atendimento dos estudantes com deficiência na rede estadual de ensino, gestores, secretários escolares e coordenadores pedagógicos participam de um encontro na capital. A Jornada Pedagógica ‘Dialogando a Inclusão’, realizada pelo Secretaria de Educação do Governo do Amapá, acontece nos dias 20 e 23 de junho, de 8h as 12h e das 14h às 18h, no Centro de Convenções Azevedo Picanço.

A iniciativa busca contribuir com a qualificação dos profissionais da educação pública com foco na perspectiva da educação inclusiva e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social. Os gestores e secretários escolares serão orientados sobre a importância do seu papel na gestão de pessoas, financeira e pedagógica para que todas as escolas que trabalham a educação especial realizem suas ações com a mesma dinâmica.

A jornada pedagógica contará com palestras e atividades práticas para medir e analisar o perfil de cada escola, socializando as informações das ações de cada unidade com os demais educadores para identificar os avanços relacionados ao processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas.

Aos secretários escolares será enfatizada a importância de manter a organização da documentação de cada aluno nas secretarias. A medida facilita traçar um perfil daqueles alunos que possuem laudo ou não, aqueles que recebem ou não o benefício da prestação continuada escolar, entre outras informações, e construir relatórios específicos do aluno com deficiência.

No dia 23 de junho, o encontro será dedicado aos coordenadores pedagógicos onde o foco será o planejamento escolar, o atendimento educacional especializado, o papel do cuidador, intérprete, e como a escola se organiza e planeja para executar suas atividades. Em agosto deste ano, a jornada será dedicada aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o qual será realizado por área de deficiência. Os professores do ensino regular, por área de atendimento, serão orientados sobre as adequações básicas para que os alunos aprendam e participem ativamente das aulas ministradas.

 

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