Governo reforça importância da realização do Censo Escolar para fortalecimento da educação
Gestores escolares devem inserir dados sobre a matrícula inicial no Sistema Educacenso até 31 de julho. Escolas da zona rural estão com baixa participação.
Nesta primeira fase, serão inseridos os dados da matrícula inicial com informações sobre as escolas, turmas, alunos e profissionais em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional.
O censo escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional do país. Pensando nisso, o Governo do Amapá tem reforçado a importância da participação dos gestores escolares ou responsáveis pela escola na alimentação do Sistema Educacenso. A primeira etapa do Censo Escolar 2017 termina em 31 de julho.
Nesta primeira fase, serão inseridos os dados da matrícula inicial com informações sobre as escolas, turmas, alunos e profissionais em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional. O sistema está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Sistema Educacenso está aberto há 22 dias com baixa participação das escolas, especialmente aquelas localizadas na zona rural do estado. A Secretaria de Estado da Educação frisa que a coleta de dados é fundamental para a formulação de políticas públicas que garantam mais qualidade à rede de ensino. Os dados são utilizados em diferentes avaliações que ajudam a compreender a situação educacional de cada colégio.
Orientação
No início deste mês, o Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Cepe/Seed) promoveu um treinamento para secretários e gestores escolares para orientá-los sobre os protocolos corretos para alimentar o Sistema Educacenso. Quatro polos de treinamentos foram disponibilizados para atender as escolas da capital e interior do estado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!