Arqueologia no Amapá é tema de encontro entre técnicos do estado
A intenção é aprofundar o conhecimento na área e promover novos estudos que garantam um legado para o futuro.
Técnicos do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa) e do Museu de Arqueologia e Etimologia do Estado do Amapá (MAE) estiveram reunidos esta semana para tratarem sobre da história local da Arqueologia e suas perspectivas.
O objetivo é fomentar as discussões de diferentes temas relacionados à Arqueologia e promover debates e reflexões sobre o assunto, bem como a socialização do conhecimento específico com apanhado histórico e a capacitação de técnicos e monitores do museu.
De acordo com a socióloga e gerente do Museu de Arqueologia e Etimologia, Yana Barbosa, é importante a interação com os técnicos de outras instituições afins, para que juntos possa aprofundar o tema e levar ao conhecimento do público.
As discussões passaram por descobertas recentes, como é o caso de um sítio megalítico na região do Pracuuba que será o próximo município a receber a visita dos especialistas.
“Nossa intenção é levar esse conhecimento até a comunidade e faz parte do projeto de reestruturação do Museu, no que se refere a área física e estrutural como a parte técnica”, destacou Yana Barbosa.
Na oportunidade foi apresentado um panorama sobre a arqueologia no Amapá desde o século XIX, quando iniciou o estudo, até os dias atuais. A técnica do Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Iepa, Cristina Brito, destacou que os primeiros relatos de pesquisas no Amapá foram realizados pelo pesquisador Emilio Goeldi, e que posteriormente outras informações foram levantadas.
”Temos um material arqueológico no Amapá bastante diversificado e que vem ocorrendo em diversos locais, são sítios pré-coloniais com urnas funerárias (Maracá e Cumani). Sendo encontrados materiais concentrados na região norte do Estado de várias etnias indígena”, destacou.
Em função da riqueza arqueológica, o Instituto desenvolve a parte preventiva em parceria com as empresas em escavações, principalmente quando se trata de construção de condomínios e rodovias.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!