Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo assina pacote de medidas para preservação da Lagoa dos Índios

TAC assegura criação de parque ecológico para preservação de uma das maiores áreas de ressacas de Macapá.

Por Da Redação
22/06/2017 18h55

Assinatura aconteceu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público Estadual, em Macapá.

O Governo do Amapá assumiu o compromisso de complementar estudos ambientais e formular medidas compensatórias para os possíveis impactos no ecossistema da Lagoa dos Índios decorrentes das obras de duplicação da Rodovia Duca Serra.  A medida foi acordada nesta quinta-feira, 22, por meio da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que condiciona a criação do Parque Ecológico da Lagoa dos Índios, e também foi assinado pela Prefeitura de Macapá e Ordem de Advogados do Brasil.

A Lagoa dos Índios é uma grande área de ressaca na zona oeste do município de Macapá, situada na bacia do Igarapé da Fortaleza. Ela é cortada pela Rodovia Duca Serra, que atualmente está sendo duplicada pelo governo do Amapá para desafogar o trânsito em razão do grande fluxo de veículos derivado do avanço urbano na região.

A intenção do TAC é regular o processo de urbanização do perímetro e a criação de um parque ecológico que atenda as demandas de preservação da área durante seu processo de urbanização, o tornando um local de lazer para a população amapaense.

Caberá à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) e Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), em 60 dias, proceder e apresentar os estudos técnicos preliminares que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a criação de unidades de conservação. A Secretaria de Estado de Transporte deverá construir ciclovias e ramais secundários de acesso, além de cercas de delimitação do parque.

O secretário de Estado de Transportes, Jorge Amanajás, participou da assinatura do documento no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público Estadual, em Macapá. “É incontestável a necessidade da obra. Contudo, também é de conhecimento público a importância da responsabilidade ambiental e do impacto que ela causa. Daí surgiu a necessidade dessas compensações", explicou o secretário.

Integram também as condicionantes a realização de consulta pública, regulamentação da Lei Estadual n° 835, de 27 de maio de 2004, que trata do Zoneamento Ecológico-Econômico Urbanos das áreas de ressaca do Estado do Amapá, a elaboração de um Termo de Referência para esses estudos ambientais e a criação de Unidades de Conservação na bacia da Lagoa dos Índios e do Igarapé da Fortaleza, abrangendo todas as áreas de ressacas ainda não ocupadas, entre outras demandas.

O governo deverá iniciar em breve a recuperação das áreas de nascentes e mananciais da Lagoa dos Índios, com remoção de construções e posterior revegetação das suas matas ciliares.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!