Ribeirinhos constroem filtros ecológicos em ação Governo da Gente em Laranjal do Jari
A tecnologia é uma alternativa viável em razão do baixo custo e por ser uma solução eficaz para o tratamento de água
Qualquer pessoa pode fazer o filtro ecológico, basta adaptar dois baldes de manteiga grandes, torneira e duas pedras de filtragem.
Uma grande parcela da população de Laranjal do Jari mora nas margens dos rios em distritos e comunidades do município. Boa parte dessas pessoas ainda não são assistidas pelo serviço de água encanada. Isso chamou a atenção dos técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), que aproveitavam o segundo dia da ação da caravana Governo da Gente para mostrar aos moradores como produzir um filtro de água ecológico.
Qualquer pessoa pode fazer o filtro ecológico, basta adaptar dois baldes de plástico grandes (podem ser os usados para guardar manteiga ou margarina), torneira e duas pedras de filtragem. O senhor José Pedroso, de 48 anos, mora em uma das regiões ribeirinhas de Laranjal de Jari, e tem que tratar sua própria água para preparar alimentos e fazer outras atividades domésticas. A ideia do filtro ecológico produzido artesanalmente chamou bastante atenção do agricultor.
"O legal de tudo isso é saber que podemos fazer um filtro desse com pouco dinheiro e com muita qualidade. Vou comprar os equipamentos necessários e fazer um, hoje mesmo, para levar lá pra casa com meus filhos e netos", comentou o agricultor com empolgação.
O técnico do Rurap, Dalberto Oliveira, explicou que o filtro ecológico é uma alternativa viável em razão do baixo custo e é uma solução eficaz para os ribeirinhos.
“Por serem produzidos a partir da reutilização de recipientes plásticos, esses produtos são inovadores. O filtro ecológico tem um apelo muito forte de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental e essas pessoas vão poder disseminar isso para todo o Vale do Jari", explicou.
Governo da Gente
Com o objetivo aproximar a população e levar um conjunto de serviços nas áreas de saúde, jurídica e administrativa oferecidos pelo poder público, o Governo do Amapá promove, no período de 22 a 24 de junho, a ação Governo da Gente nos municípios de Vitória do Jari e Laranjal do Jari. Para realizar as atividades, o governo mobilizou 27 instituições estaduais que disponibilizarão 115 servidores para ofertar 51 serviços à população.
Em Laranjal do Jari, os atendimentos iniciam nesta sexta-feira, 23, com a emissão de documentos na Escola Estadual Mineko Hayashida, localizada na Avenida Tancredo Neves.
No sábado, 24, as atividades continuam com os atendimentos na área da saúde no Hospital Estadual de Laranjal do Jari.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!