Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Marcha do Centenário reúne centenas de fiéis em Macapá

É o início do primeiro ciclo das comemorações do Centenário da Assembleia de Deus no Amapá, que conta com o apoio do Governo do Estado.

Por Da Redação
24/06/2017 12h57

Centenas de fiéis participaram da Marcha do Centenário da Assembleia de Deus no Amapá

Na manhã deste sábado, 24, as ruas da orla e do centro de Macapá foram palco para o início do primeiro ciclo das comemorações do Centenário da Assembleia de Deus no Amapá, com a Marcha do Centenário. O evento, que conta com o apoio do Governo do Estado, reuniu mais de 200 congregações, que percorreram um trajeto histórico para todos os fiéis.

A concentração se deu no Complexo do Araxá. O cortejo passou pela orla do Santa Inês, rua São José, avenida Presidente Vargas, com destino final na rua Tiradentes onde fica localizada a construção da Catedral do Meio do Mundo e a sede administrativa Templo Central – A Pioneira.

Crianças, jovens, adultos, famílias inteiras de vários cantos do estado, unidos, celebraram os cem anos da instituição evangélica que é pioneira no Amapá. Todos eles demonstravam sua fé e religiosidade com cartazes, faixas e camisas identificando cada congregação ali presente. Para um dos organizadores, pastor Anab Monteiro, é um momento único, pois com as comemorações agregam todas as “filiais” da Assembleia de Deus. Só na capital, Macapá, são em torno de 150 congregações.

Congregações essas que realizam vários trabalhos sociais, reunindo grupo de jovens e casais, presentes também no evento, como Encontro de Casais com Cristo (ECC) e Encontro de Jovens com Cristo (EJC). O estudante de 23 anos, Josuel Santos, do EJC desde 2015 e componente da orquestra da Assembleia de Deus, chegou bem cedo e além de participar da marcha, seguia com vendas de café da manhã. A renda será em benefício de algumas famílias carentes na Baixada Pará, no bairro do Pacoval.

“Dentro da igreja realizamos vários trabalhos sociais, e estar fazendo parte deste momento histórico, celebrando a palavra de Deus que pode alcançar mais jovens, me deixa muito feliz”, enfatiza.

Josuel e centenas de fiéis são chamados nos festejos de “geração do centenário”, como define o presidente da Assembleia de Deus no Amapá, pastor Oton Miranda de Alencar: “Somos privilegiados por vivenciar esses cem anos. Todos atenderam ao nosso chamado mesmo com a chuva que caiu no início da manhã e isso demonstra como somos fortes”, define. O presidente destacou também a participação maciça de jovens na marcha e segundo ele, aproximadamente 5 mil deles são atuantes na igreja.

Além deles, algumas congregações foram caracterizadas com trajes antigos, fazendo alusão e homenageando os primeiros missionários. Os pastores Valdeci Borges Magro e Carlos Lofreda Grande representaram os suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que desembarcaram em Belém do Pará, em 1911. Ambos chegaram ao Brasil para pregarem a doutrina pentecostal.

O vice-presidente da Assembleia de Deus no Amapá e coordenador do centenário, pastor Iaci Pelaes, destacou a alegria de poder mostrar a toda população amapaense essa grande festa, e que eles permanecem em missão em todos os cantos do estado. “Estamos em pequenos e grandes lugares, rios, igarapés, comunidades evangelizando”.

Ao final da marcha com a chegada ao Templo Central, na rua Tiradentes, todos os participantes proferiram uma grande oração em prol do centenário e do Estado do Amapá, além do parabéns a você.

A marcha teve a presença da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e contou com o representante do Poder Judiciário (pastor Heraldo Costa), Poder Legislativo (deputada estadual Aparecida Salomão) e o defensor geral do Estado, Horácio Magalhães representando o Executivo.

Apoio do Governo do Estado

O governo do Estado é um dos parceiros para as comemorações dos cem anos da Assembleia de Deus no Amapá. O aporte é de 25% do valor global do projeto, e vai ajudar a fomentar os quatro meses de programação.

Governador Waldez Góes evidencia que, além do aporte financeiro, o governo apoia a programação com a atuação direta de mais de 20 órgãos dentro de suas especificidades, desde adequação e liberação de espaços públicos, serviços e divulgação, entre outros.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!