Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Sesa e Vigilância em Saúde apresentam dados das doenças transmitidas pelo Aedes

Em 2016, já foram notificados 256 ocorrências no Estado.

Por Redação
22/02/2016 10h05
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) apresentaram hoje, 22, dados epidemiológicos da dengue, chikungunya e zika no Amapá. A audiência pública foi promovida pelo Ministério Público do Estado (MP/AP).

Segundo as informações apresentadas pela CVS, obtidas através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (SINAM/MS), em 2015 em todo o Brasil, no mês de janeiro, a incidência de dengue chegou a 49. 857 casos, e em 2016, no mesmo período os números chegaram a 73. 872. A região Norte registrou 5% desses casos.

No Amapá, em 2014 foram 2.608 casos e no ano passado o numero se elevou para 4.120. Em 2016, já foram notificados 256 ocorrências no Estado.

A febre chikungunya em 2014 registrou 1.653 casos com a confirmação de 1.436. No ano passado houve um decréscimo, com 1.259 notificações e 1.011 confirmações. Este ano, no mês de janeiro, seis casos foram notificados.

Quanto a Zika, existem 44 casos suspeitos no Amapá aguardando resultados que serão enviados pelo Instituto Evandro Chagas, órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, no Pará (PA).

Segundo Emanuel Bentes, chefe da Divisão de Vigilância Ambiental da CVS, devido a população tratar dos casos de dengue em casa, não procedendo com a notificação nas unidades de saúde, houve um processo de banalização em relação ao mosquito. “Infelizmente a população começou a conviver e achar natural conviver com o Aedes. Hoje estamos sofrendo as conseqüências com três doenças transmitidas pelo mosquito”, ressaltou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!