Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Práticas integrativas: 300 novos pacientes aderem ao tratamento alternativo no Amapá

Governo disponibiliza modalidade de tratamento por meio do Cerpis

Por Redação
30/06/2017 13h42

Foi anunciada também a ampliação da unidade e a inclusão de novos serviços

Com as consultas já marcadas, 300 novos pacientes iniciarão tratamentos com o uso da medicina natural e alternativa oferecidos pelo governo do Estado. O acolhimento dessas pessoas aconteceu no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares da Saúde no Amapá (Cerpis), durante a abertura da semana dedicada a esta modalidade de tratamento nesta sexta-feira, 30.

Os novos pacientes foram recebidos em ambiente festivo com musicoterapia, massoterapia, café da manhã e biodança, para que já pudessem se familiarizar com o espaço. Durante o evento, foi anunciado pelo secretário de Estado de Saúde, Gastão Calandrini, a ampliação da unidade, a inclusão de novos serviços e a contratação de mais profissionais.

"O trabalho desenvolvido aqui dispensa o uso da medicina alopática, o que contribui diretamente no alívio da demanda hospitalar. Para ampliar essa forma de tratamento, estamos aumentando a capacidade de atendimento com um anexo que também nos permite disponibilizar mais serviços", frisou Calandrini.

A ampliação será feita onde atualmente funciona o prédio da Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), atrás do Cerpis. Com a medida, também serão incluídos serviços como termalismo social, com o uso de uma piscina, trofoterapia e fitoterapia. Segundo o diretor do centro, Elziwaldo Monteiro, uma das pretensões é disponibilizar 50 refeições diárias para pacientes em tratamento.

"90% dos nossos pacientes são idosos e temos que cuidar bem deles. Aqui nós disponibilizamos mais de 30 serviços e esses usuários utilizam quase todos. Alguns acabam passando o dia todo aqui. Devido a isso, queremos disponibilizar almoço para eles, o que será possível com a ampliação", explicou Elziwaldo Monteiro.

A demanda do centro passa agora de 1.300 para 1.600 usuários fixos. Um dos mais idosos, com 92 anos, é o senhor Evaldo Mendonça, que começou a frequentar o centro em razão das fortes dores que sente na coluna. "Já tinha feito tratamento aqui antes e depois que melhorei, deixei de vir. Agora vou ficar, porque só de uma massagem que recebi, a dor amenizou bastante", ressaltou.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!