Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Estado lança Prêmio Gestão Escolar e valoriza gestores de escolas públicas

Iniciativa contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública. Prêmio foi lançado nesta sexta-feira, 30, na capital.

Por Redação
30/06/2017 13h00

Goreth Sousa reforçou que a boa gestão escolar se faz com parceria e dedicação.

Com o objetivo de estimular a boa administração das escolas e valorizar o trabalho dos gestores da rede pública, o Governo do Amapá lançou nesta sexta-feira, 30, no Sebrae Macapá, o Prêmio Gestão Escolar 2017. A iniciativa contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública. Escolas públicas estaduais e municipais podem se inscrever até o dia 14 de agosto através do site www.premiogestaoescolar.com.br.

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o prêmio busca estimular as escolas públicas a mostrarem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.

Podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais. A restrição fica para as escolas e/ou os diretores que já tenham sido premiados como destaque estadual/distrital na edição anterior do PGE ano 2015. Estas não poderão participar. A gestora da Escola Estadual Coaracy Nunes, Nazaré do Socorro Leite, vai participar do prêmio pela primeira vez.

“O prêmio é uma importante iniciativa para nos estimular a sempre desenvolver o melhor trabalho, não só para a comunidade escolar, mas para a sociedade em geral. Também é uma oportunidade de compartilharmos boas ideias de ações inovadoras realizadas nas unidades de ensino”, frisou.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, participou da solenidade e reforçou que a boa gestão escolar se faz com parceria e dedicação. “O Prêmio Gestão Escolar também é uma oportunidade para o gestor se capacitar e ir em busca dos melhores resultados tornando-se referência para a sua comunidade escolar”, afirmou.

Na oportunidade, a secretária empossou os novos diretores das escolas de gestão democrática, e também deu posse aos coordenadores dos Núcleos de Ações Educativas (NAEs) de Macapá e Santana.

Seleção

O processo de seleção das escolas inscritas se dará em quatro etapas: Local, Estadual, Regional e Nacional. Nas etapas Local e Estadual, representantes do Consed e da Uninão Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em cada unidade da federação, serão responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos neste Edital.

De acordo com o edital, a qualquer momento do processo seletivo, os avaliadores poderão realizar visitas técnicas às escolas inscritas para verificar se as informações constantes na ficha de inscrição condizem com a realidade observada, sendo que, por ocasião dessas visitas, poderá ser solicitada a comprovação documental das informações. 

Na etapa seguinte, os comitês regionais contarão com especialistas contratados pela Coordenação Nacional do Prêmio Gestão Escolar, que utilizarão como objeto de análise a ficha de inscrição elaborada pela escola. Ao final, na etapa nacional, a Comissão, composta por representantes das instituições parceiras e do Consed, por meio de voto direto, secreto e unipessoal, indicará a escola “Referência Brasil” a partir da análise da ficha de inscrição e de entrevistas com os diretores. O Prêmio Gestão Escolar será concedido nas categorias “Escola Destaque Local” “Destaque Estadual/Distrital”, “Destaque Regional” e “Referência Brasil”.

Premiação

Além dos diplomas, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas “Destaque Estadual/Distrital”, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina para os representantes das escolas “Destaque Regional” e "Referência Brasil", além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola "Referência Brasil".

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!