Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Produtores da Perimetral Norte apresentam demandas ao Governo

SDR e Rurap reuniram com os produtores da região para discutir escoamento da produção.

Por Redação
21/02/2016 10h24
O escoamento da produção dos assentamentos da Perimetral Norte foi a principal demanda dos agricultores em reunião entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e produtores da região. O encontro foi realizado no sábado, 20, na escola estadual do assentamento Sete Ilhas, localizado no município de Pedra Branca do Amapari.

O objetivo foi levantar as principais demandas dos agricultores, principalmente de escoamento da produção. Atualmente, a banana é a principal cultura produtiva dos assentamentos da Perimetral Norte.

A cada15 dias o Governo do Estado disponibiliza um caminhão para transportar os alimentos até a feira do produtor.  “Recebemos esse auxílio e participamos das feiras em Macapá, que é a nossa principal fonte de venda”, disse a agricultora Joveny Souza, do assentamento Nova Divisa.

De acordo com a associação dos agricultores, a produção de banana aumentou em 2015. Por esse motivo os produtores solicitaram o apoio do governo no sentido de viabilizar projetos de beneficiamento da fruta. Além disso, eles querem que mais um caminhão seja disponibilizado para o transporte do produto para a feira ou que a viagem seja uma vez por semana.

“Vamos levar todas essas demandas para a secretaria e avaliaremos a viabilidade e necessidade. Também faremos um levantamento dessa produção”, informou Jacó Colares, coordenador técnico da SDR, que na ocasião representava o secretário Hélio Dantas.

Durante o encontro, foram apresentados aos produtores os possíveis financiamentos que podem ser acessados para aquisição de maquinários e caminhões. A previsão é que no mês de março uma ação de acesso aos financiamentos seja realizada em Pedra Branca para fortalecer a produção agrícola da região.

A alternativa despertou interesse do agricultor Jadson da silva, do assentamento Sete Ilhas. Trabalhando no ramo há sete anos, a produção aumentou significativamente. Atualmente, ele produz por mês 300 cachos de banana, 20 toneladas de farinha por ano, 5 toneladas de polpa de cupuaçu e 5 toneladas de pupunha por safra, além da produção de coco. “Fiquei interessado nas linhas de financiamento, pois preciso expandir meu negócio. Pretendo financiar um trator e um caminhão”, afirmou.

PAA

Além do escoamento da produção realizado pelo Governo do Estado, o município de Pedra Branca do Amapari também é beneficiado com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa consiste na compra dos alimentos pelo Governo, que repassa para entidades. No município, 36 produtores e 12 entidades são beneficiadas pelo PAA. Na última feira do programa foram comercializados 2.600 kg de alimentos, um total de R$ 24 mil movimentados.

Na localidade, as principais entidades beneficiadas são escolas e o hospital. Devido a quantidade e variedade da produção, o Rurap orientará os agricultores sobre a necessidade do controle de qualidade e armazenamento dos produtos.

“Vamos fazer um ação em parceria com outros órgãos para capacitar os fornecedores sobre a importância da apresentação de um produto de qualidade, e os beneficiários sobre o armazenamento e manejo dos alimentos, para que não haja desperdício”, explicou o diretor-presidente do Rurap, José Maria Damasso.

Damasso ressalta ainda, que o agricultor que não atender as exigências de qualidade do produto, poderá ser penalizado e até excluído do programa.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!