Clínica da Vida recebe primeiros pacientes
Até o final do ano a unidade deve estar funcionando com sua capacidade máxima, atendendo mais de 80 pacientes.
Dona Edite, que mora em Santana, não vai mais precisar se deslocar para Macapá para receber atendimento
A Clínica da Vida Lourival Duarte Brandão recebeu seus primeiros pacientes para as sessões de hemodiálise nesta terça-feira, 4. Sete usuários, residentes do município de Santana, começaram o tratamento no turno da tarde. Na quinta-feira, 6, a unidade já vai funcionar também no período da manhã.
Inicialmente, serão atendidos 24 pacientes nas terças-feiras, quintas-feiras e nos sábados, de manhã e de tarde. Esses usuários prioritários foram selecionados com acompanhamento do Ministério Público Estadual, avaliados mediante estudo socioeconômico, tempo contínuo de tratamento, idade e deficiência física.
Uma das usuárias é Edite Tavares, que há 12 anos fazia o tratamento na Unidade de Nefrologia do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL), em Macapá. Para ela, o que mais melhorou foi a questão do deslocamento. "Lá em Macapá eu fazia hemodiálise pela manhã e tinha que sair muito cedo aqui de Santana. Agora que a clínica fica aqui, chego mais rápido e não fica tão cansativo", comemorou.
A partir de julho, com a disponibilidade de mais médicos nefrologistas, o atendimento será ampliado para 50 usuários e, até o fim do ano, a unidade deve atuar com a capacidade máxima de 80 pacientes.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, com a clínica em funcionamento, o serviço é ampliado e os usuários têm mais comodidade nos procedimentos de hemodiálise. "Além de ampliarmos o atendimento com a Clínica da Vida, também vamos desafogar a grande demanda na unidade de nefrologia do HCAL que, até então, era única referência em hemodiálise no Estado. Com isso, os usuários têm mais conforto e comodidade no tratamento", complementou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!