Governo amplia estrutura de internação no Hospital da Criança
Novo espaço tem capacidade para receber até 40 crianças e ameniza internações no corredor do PAI em decorrência da lotação do HCA.
Novos leitos permitem atendimento mais humanizado e diminuem as internações no corredor do PAI
O Governo do Estado do Amapá (GEA) ampliou a estrutura de internação com a abertura do Anexo do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA). O novo espaço recebeu aproximadamente 40 leitos e vai garantir acolhimento humanizado, atendimento de qualidade e acomodação com mais conforto e segurança para as crianças.
O anexo está localizado na Avenida Procópio Rola, no bairro Jesus de Nazaré, e desde o dia 28 de junho começou a receber crianças com necessidade de hospitalização. A medida é uma solução do governo para amenizar as internações no corredor do Pronto Atendimento Infantil (PAI) em decorrência da lotação do HCA.
O local foi adaptado dentro das normas de ambiente hospitalar e 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas, prestam atendimento nas dez enfermarias.
“Nosso dever é prestar atendimento humanizado e de qualidade aos pacientes. Ver a satisfação no olhar de cada uma destas mães é gratificante e nos mostra que, mesmo diante de tanta dificuldade, estamos avançando. O trabalho é árduo e existe comprometimento para oferecer o melhor aos nossos usuários”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini.
O fluxo de atendimento à criança em situação de urgência e emergência na rede estadual se inicia no PAI, onde o paciente é avaliado e, dependendo da condição de saúde ou do procedimento indicado pelo médico, ficará em observação por até 24 horas. Casos mais graves e que precisam de internação são encaminhados ao HCA, onde permanecem até a alta médica.
O novo ambiente e o atendimento foram aprovados pela dona de casa Dheli dos Santos. Ela falou de sua constante preocupação para acomodar o filho em um lugar mais confortável. “Posso afirmar minha satisfação, os profissionais são atenciosos e o atendimento está muito bom. Sem falar no local, estou bem mais tranquila e confiante na rápida melhora do nosso filho”, esperançou-se.
Normas de procedimentos internos do anexo
Para a segurança e bem-estar dos pacientes e acompanhantes, algumas normas devem ser observadas:
1) Internados e acompanhantes devem vestir a roupa do hospital.
2) É proibida a entrada com alimentos.
3) Os horários de visita e de troca de acompanhante devem ser rigorosamente respeitados:
Visita: 15h às 16h
Troca de acompanhante: 7h às 9h e 18h às 19h.
Número de atendimentos no PAI
O PAI realiza, aproximadamente, 3.500 atendimentos por mês. No período chuvoso, entre janeiro e junho, esse número aumenta para cerca de 4.800.
Quando procurar atendimento no PAI
No Pronto Atendimento Infantil são ofertados serviços de urgência (quando a criança precisa de atendimento imediato) ou de emergência (quando há risco de morte). O atendimento é feito com classificação de risco, em que casos mais graves têm prioridade, independente da ordem de chegada.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!