Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com fomento do GEA, preço final do pescado diminui em até 50% na capital

Estrutura oferecida pelo Estado na despesca do produto reduz custos para os aquicultores, refletindo no bolso do macapaense

Por Weverton Façanha
11/07/2017 16h20

Aquicultores do município de Porto Grande e do distrito de Ressaca da Pedreira foram atendidos nessa ação da Pescap

O Governo do Amapá tem subsidiado diversas ações de despesca (retirada de peixes dos tanques) no interior do Estado, por meio de Agência de Pesca (Pescap). Nessas ações, a estrutura governamental (carro, combustível, gelo e outros utensílios) dão base para os pequenos aquicultores, diminuindo o custo do pescado. Nessa etapa, os trabalhos se concentraram no município de Porto Grande e no distrito de Ressaca da Pedreira, em Macapá.

Com o apoio do Estado, nas duas últimas ações realizadas, mais de uma tonelada de peixes de diversas espécies foram despescados, estre elas, tambaqui, pirapitinga, matrinxã e aracu, refletindo em um menor preço ao consumidor.

“Desenvolvemos essas ações para que os consumidores com menor poder aquisitivo possam ter acesso ao pescado de nossa região e, logicamente, também fomentamos os aquicultores do interior”, destacou Edson França, coordenador de Pesca e Agricultura do Estado.

O pescado contemplado por essas ações é comercializado em um ponto dentro da Feira do Agricultor, no bairro Buritizal, e o preço varia entre R$ 8 e R$ 10. Ainda segundo Edson, as ações não envolvem a compra do produto por parte do Estado. “Ressaltamos que o Estado não adquire o pescado, mas, sim, entra com a estrutura-base para trazer o peixe até a capital e desta forma vender a um preço mais em conta”, explicou.

No dia 22 de julho, a agência apresentará no distrito de Ressaca da Pedreira o Plano de Criação de Peixes em Tanques-Rede e Escavado, além das técnicas de aquaponia e hidroponia, para pequenos agricultores daquela localidade. O objetivo é incentivar e implantar uma nova fonte de renda naquela região.

Ponto de venda

Feira do Produtor (Buritizal - Feira do Produtor, Rua Claudomiro de Moraes, 678)

Horário e dia

7h às 12h e das 14h às 18h (segundas, quartas e sextas-feiras)

7h às 21h (terças e quintas-feiras).

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!