Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com estrutura renovada, internos voltam a receber atendimento odontológico no Iapen

Novo espaço oferece maior conforto e possibilita procedimentos que antes eram impossíveis de serem realizados

Por Da Redação
21/07/2017 16h46

Novo consultório odontológico da penitenciária masculina possibilitará o atendimento diário de 10 pacientes

O governo do Estado reativou o consultório odontológico da penitenciária masculina do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). O espaço passou por reforma e foi aparelhado para oferecer melhores condições ao reeducando, no que se refere à saúde bucal. 

O novo consultório odontológico é um espaço climatizado, mais confortável e que foi equipado com cadeira odontológica, unidade auxiliar, periférico com canetas de alta rotação, aspirador, autoclave para esterilização do material, além de insumos para manutenção do atendimento. O Estado investiu R$ 60 mil em reforma e compra de insumos como resina, anestésico e sugadores. 

Para o dentista Daniel Lucas, educador odontólogo do quadro do Iapen, com esse investimento será possível oferecer de forma satisfatória os serviços básicos de odontologia. Em condições anteriores, isso não era possível, porque a cadeia masculina não dispunha desse material básico. “Agora podemos minimizar muitos problemas comuns como a odontalgia, abcessos e cáries, dando um tratamento mais digno”, comemora.     

Atualmente, o instituto conta com seis dentistas, cinco atendem na penitenciária masculina, onde há a maior demanda. Além do novo consultório entregue na enfermaria, o Iapen dispõe de mais um consultório na penitenciária feminina. 

Com a reativação do consultório, será possível realizar dez atendimentos diários. Mas a expectativa do coordenador de Tratamento Penal, José Antônio Nunes, é de que, até o final do ano, um segundo consultório seja montado - nos mesmo moldes - para dobrar o número de atendimentos no cadeião. “Devido à demanda reprimida, somente uma cadeira não vai conseguir dar vazão a todos os atendimentos. Por isso, já estamos trabalhando para entregar o segundo consultório”, afirma. 

A instituição adotou, também, uma nova forma de manter o serviço funcionando, todo o material de insumo agora é adquirido com recursos próprios. Serão duas compras por ano. Para o diretor do Iapen, Lucivaldo Monteiro, "isso é um grande avanço para garantir os serviços de saúde do Iapen", destaca.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!