Baile das Máscaras mantém tradição bissecular em Mazagão Velho
A festa acontece horas antes da encenação da batalha e somente homens com máscaras podem participar
No dia do baile nenhuma outra festa é realizada em Mazagão Velho. Tudo é voltado nos mínimos detalhes para o conto da batalha entre mouros e cristãos.
O Baile das Máscaras, antecedendo a batalha entre mouros e cristãos, é parte fundamental das tradicionais encenações da Festa de São Tiago. O baile marca a comemoração dos mouros, que pensavam ter vencido a batalha ao fingir uma trégua e oferecer alimentos envenenados aos cristãos como prova de rendição – retratado na “Entrega dos Presentes”. No entanto, conta a história, os cristãos não caíram no plano e, usando máscaras, foram ao baile dos mouros e devolveram os presentes envenenados, que foram ingeridos por muitos mouros, inclusive pelo rei Caldeira.
Na festa é permitida somente a entrada de homens e todos com máscaras. Isso é uma referência aos acontecimentos históricos, pois, como se tratava de batalha, as mulheres não iam às guerras. A presença feminina é restrita ao lado de fora do Barraco de São Tiago, local da festa, que sempre acontece na véspera da encenação da batalha.
“É uma tradição e não mudaremos isso nunca. Nós passaremos essa tradição de geração em geração e certamente isso terá continuidade com os nosso descendentes. Hoje nós temos essa responsabilidade, mas a nova geração tem esse reconhecimento das nossa tradições”, declarou Raimundo Conceição, que vivencia a festa há mais de 60 anos.
No dia do baile nenhuma outra festa é realizada em Mazagão Velho. Tudo é voltado nos mínimos detalhes para o conto da batalha entre mouros e cristãos. “Algumas coisas nos decorrer dos anos mudaram, mas nós não perdemos a essência da nossa festa”, disse Elton Jacarandá, presidente da Associação Cultural da Festa de São Tiago.
240ª Festa de São Tiago
A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).
Realizado desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.
A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!