Estado dá início ao mutirão de cirurgias cardíacas
Ações são realizadas pela Cardiostart International com o apoio do Governo do Estado nos municípios de Macapá, Santana e Mazagão
São cirurgiões estrangeiros oriundos dos centros mais avançados em cardiologia do mundo
De 31 de julho a 11 de agosto, haverá uma extensa agenda com cirurgias pediátricas, aulas, palestras e programa de prevenção com relação à febre reumática. Essas ações fazem parte da Missão Cardiostart International com o apoio do governo do Estado e atenderão mais de 300 crianças nos municípios de Macapá, Santana e Mazagão. A caravana está pela segunda vez no Amapá com o objetivo de realizar serviços médicos para crianças e adultos.
Das 25 cirurgias que serão realizadas nessa missão, 15 serão prioritariamente de crianças inseridas na lista do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que estavam aguardando vaga para o procedimento em outros Estados. As outras dez serão de adultos também da rede pública. Para a missão, o Estado facilitou a retirada do visto para os profissionais estrangeiros, além de disponibilizar profissionais com especializações cardiovasculares, neonatologista, pediatra, infectologista e nefrologista.
Na extensão, será feita a triagem de febre reumática, com exames de ecocardiogramas para crianças do Centro Maria Imaculada, em Santana, da Associação Nossa Família, e no Rio Vila Nova, em Mazagão.
Ana Sophie Gomes, de 1 ano, nasceu com sopro no coração e será uma das operadas pela equipe. Sua mãe, Elcione Gomes, afirma que não vê a hora de estar com sua filha sorrindo e brincando saudável. "Logo que ela nasceu, o médico já havia nos dito sobre o problema e, com isso, fomos preparados para a tão esperada cirurgia. Estou ansiosa e alegre por saber que minha filha vai ser tratada, ainda esta semana, e que logo estaremos em casa sorrindo e brincando com os irmãos dela", comenta Elcione.
Para o médico cardiologista Antônio Furlan, um dos articuladores da vinda dos profissionais, o momento é considerado, além de especial, um desafios aos envolvidos.
"Estamos mais uma vez motivados, pois operar criança é um desafio. É um planejamento de meses e essa missão nos foi dada e iremos cumprir. Estamos empenhados em prol do bem-estar das pessoas que precisam dessa cirurgia", declarou Furlan.
O Cardiostart
A equipe é composta por profissionais de diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Itália e Japão. Desde a sua criação, o Cardiostart já realizou mais de 50 missões em 27 países, como Albânia, Bolívia, Croácia, República Dominicana, Egito, El Salvador, entre outros.
São cirurgiões estrangeiros, oriundos dos centros mais avançados em cardiologia do mundo. Trata-se de entidade internacional formada por um grupo voluntário, que se dedica a oferecer serviços de alto nível em procedimentos cirúrgicos ao redor do mundo, e a contribuir com técnicas utilizadas em centros de excelência no atendimento, cuidado e protocolo intensivo na área de cardiologia.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!