Governo do Estado promove primeira gincana ecológica com alunos do Vale do Jari
O evento terá a duração de três meses e busca envolver alunos, pais e professores com temas voltados para a preservação do meio ambiente.
O planeta vem sofrendo com problemas ambientais causados principalmente pela ação do homem. Pensando em maneiras de minimizar estes impactos, o Governo do Estado do Amapá vai realizar pelos próximos três meses uma gincana ecológica envolvendo alunos, pais e professores de escolas estaduais de Vitória do Jari e Laranjal do Jari. Será a primeira vez que um evento desta natureza é realizado envolvendo a comunidade escolar dessas cidades.
A abertura da gincana – coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru – acontece no próximo dia 5, na quadra da Escola Raimunda Capiberibe, às 9h.
Participarão da gincana os alunos da ecológica as Escolas Estaduais Mineko Hayashida, Professora Vanda Maria de Souza Cabete, Profesora Sônia Henriques Barreto, de Laranjal do Jari, e a Escola Estadual Munguba do Jari, do município de Vitória do Jari.
Segundo uma das organizadoras da gincana, Rosa Dalva de Oliveira, o objetivo é promover a gestão ambiental, criando normas de controle e a implantação de Selo Verde.
Ela explica, ainda, que a gincana terá a duração de três meses e que em novembro, em data a ser definida, será realizada a grande final, quando todas as escolas apresentarão suas tarefas. A escola vencedora receberá como premiação duas centrais de ar e um data show.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Creão, destaca que é preciso se pensar em alternativas de médio à longo prazo para que haja mudança de comportamento a partir de cada indivíduo, que por falta de conhecimento, utilizam o meio ambiente de maneira inadvertida, gerando graves consequências para o ecossistema.
Objetivos
De acordo com a coordenação, os objetivos gerais são promover o estudo da causa ambiental voltada para a preservação do equilíbrio, para a qualidade de vida e, ainda, a compreensão das relações entre o homem e o meio biofísico, aumentando o ciclo de vida do nosso planeta.
O Governo do Amapá propor mudanças de comportamento nos alunos e na comunidade em geral alertando a comunidade escolar sobre as consequências graves ocasionadas pelo o destino errado do lixo. Estimular a participação dos alunos na discussão de ideias e emissão de opinião na tomada de decisões para o bem da coletividade e a preservação do meio ambiente.
As tarefas da gincana incluem textos informativos produzidos pela equipe de professores; coleta de resíduos sólidos; desfile ecológico (veste produzida de material coletado); produção de paródias, peças teatrais, poemas e cartazes; nomeação de pessoa idosa da comunidade para participar das tarefas para falar sobre o tratamento do lixo em sua infância e juventude; Confecção de brinquedo de material reciclado; limpeza e conservação das salas; doação de livros de literatura; horta comunitária; paisagismo na escola; elaboração de lixeira criativa para distribuição na cidade, entre outras missões.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!