Exposição sobre aleitamento materno marca abertura do 'Agosto Dourado'
Programação será realizada até o fim do mês e busca estimular o aleitamento materno.
Exposição de pinturas ficará na Fortaleza até domingo, dia 6, depois será montadas em shoppings de Macapá
Em parceria com o Instituto de Poéticas Visuais da Amazônia, o Banco de Leite Humano (BLH) do Amapá, iniciou nesta terça-feira, 1, com uma exposição de obras de arte na Fortaleza de São José de Macapá, o "Agosto Dourado" – mês de luta e incentivo ao aleitamento materno.
A exposição, retratando a temática do aleitamento materno, é aberta ao público e ficará na Fortaleza de São de José até o dia 6, em seguida, vai passar por três shoppings da capital, entre 7 e 27 de agosto. No dia 31, a mostra chega o Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML).
Este mês foi decretado pelo Governo Federal como o período de luta e incentivo ao aleitamento materno, devido marcar o Dia Mundial da Amamentação, celebrado em 1º de agosto. Com a extensão da comemoração em todo o país, no Amapá, o BLH também preparou uma programação durante todo o mês de agosto.
Dentre as ações, o BLH também promoverá um momento de lazer para as doadores de leite no sábado, 5, a partir das 16h, na Fortaleza de São José, com apresentação do cantor Neivaldo Moreno, distribuição de laços dourados e squeezes, apresentação de dança do grupo Ciranda Materna, penteados (tranças), terminando com o movimento nacional "Hora do Mamaço", quando várias mães amamentarão juntas.
Segundo a coordenadora do BLH, Darcineyde Dias, o objetivo é conscientizar sobre a importância da amamentação. "A temática desse ano é 'Todos juntos pela amamentação' e, por isso, estamos buscando envolver todos para mostrar a importância que o leite tem na vida da criança, principalmente nos seis primeiros meses de vida", ressaltou.
Novas doadoras
Pela importância do leite, o BLH também está incentivando mães que estejam em período de amamentação a doarem leite. Caso tenham dificuldades no deslocamento até o BLH, um carro está disponível para captar o material onde for necessário. A mãe ou familiar pode entrar em contato pelo fone 3225-8732. O banco funciona 24 horas por dia.
Qualidade do leite
O BLH do Amapá tem o reconhecimento do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz, por três anos consecutivos, com o certificado de excelência na "Categoria Ouro", pela qualidade do leite pasteurizado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!