Governador empossará membros do Conselho LGBT do Amapá
Posse dá início ao Mês da Diversidade e representa um avanço nas conquistas do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Estado.
A próxima sexta-feira, 4, será uma data de conquistas para a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) do Amapá, que passará a contar com o Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT, responsável por fiscalizar as políticas públicas voltadas para essa parcela da sociedade. Na ocasião, o governador Waldez Góes empossará os 20 membros que compõem o conselho.
Durante o evento, serão lançados, ainda, dois instrumentos voltados para o público LGBT: o Plano Estadual de Cidadania e Promoção e a Carteira de Registro Social. A solenidade acontecerá no Palácio do Setentrião, a partir das 9h, e marcará o início do Mês da Diversidade Sexual, que ocorre em agosto com o tema “Eu sinto a transfobia: pelo fim da violência e por mais cidadania”. Transfobia é a aversão ou discriminação contra pessoas trans.
O Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT será composto por 20 membros, dez indicados pelo poder público e os demais pela sociedade civil. Haverá dois representantes para cada um dos segmentos: gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. O administrador Ivon Cardoso, 47, fará parte do conselho e será um dos representantes do segmento gay. Ele explica que a iniciativa é uma demanda antiga e foi amplamente discutida na III Conferência Estadual dos Direitos Humanos LGBT, realizada em 2016 pelo Governo do Estado do Amapá, em parceria com entidades locais.
“A implementação dessa política é fundamental para nós, pois é fruto de uma luta histórica que deixa de ser luta e se torna uma realidade”, afirma Cardoso, que há mais de 20 anos atua em movimentos para o incentivo de políticas públicas voltadas para a população LGBT.
O administrador explica que, durante a conferência, também foi discutido, elaborado e criado o Plano Estadual de Cidadania e Promoção LGBT, que contém as políticas a serem implementadas pelo poder público no âmbito do Estado. O plano será lançado nesta sexta-feira, durante a posse dos conselheiros.
“A primeira tarefa do conselho é executar o Plano Estadual de Cidadania e Promoção LGBT, que prevê diversas ações voltadas para o público LGBT nos órgãos públicos do Estado. O conselho cobrará das secretarias a execução das atividades. O GEA assumiu esse compromisso e, a partir de agora, não vamos mais sonhar com políticas públicas, pois chegou a hora de executá-las. Queremos que elas se tornem uma realidade para essa população que historicamente é excluída da sociedade”, relata Cardoso.
Durante a posse, serão entregues exemplares do Plano Estadual de Cidadania e Promoção LGBT para a Secretaria Estadual de Inclusão e Mobilização Social (Sims) e para a entidade União Nacional LGBT do Amapá. Posteriormente, a Assembleia Legislativa do Amapá e o Ministério Público do Estado do Amapá receberão uma cópia do documento.
Carteira de Registro de Identidade Social
Durante a posse dos conselheiros, será instituída a Carteira de Registro de Identidade Social, um documento que permitirá ao público LGBT um reconhecimento pelo nome desejado e aumentará a visibilidade dessa parcela da população.
A instituição da Carteira Registro de Identidade Social foi solicitada por requerimento pela deputada Marília Góes (PDT) e pela Rede Juventude LGBT Lara Fabyan. O documento terá validade no âmbito administrativo dos órgãos do Estado.
Cardoso considera o documento como uma iniciativa de fundamental importância. “Muitas vezes, as pessoas que se identificam com o gênero oposto ao de seu nascimento passam por momentos desconfortáveis. A carteira de registro social garante o direito à identidade de gênero da pessoa e trabalha sua dignidade”, frisou Cardoso.
O secretário adjunto do gabinete do governador, Carlos Marques, explica que o documento será emitido pela Polícia Técnico-Científica do Estado do Amapá (Politec), cujo decreto o governador assinará durante a posse dos conselheiros. “Neste caso, o prazo máximo para a emissão documento é de 180 dias, nesse período, a Politec regulamentará a emissão e providenciará a impressão das cédulas, que serão dotadas de marcas de segurança”, ressaltou.
Mês da Diversidade Sexual
A posse dos conselheiros e o lançamento do Plano Estadual de Cidadania e Promoção LGBT e a Carteira Registro de Identidade Social representam uma conquista para a comunidade e abrem o Mês da Diversidade Sexual, que ocorre desde 2015 com uma série de ações com o intuito de valorizar essa parcela da população. O evento é organizado por entidades ligadas à comunidade LGBT e recebe apoio do Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims).
Nesta edição, o Mês da Diversidade Sexual tem como tema “Eu sinto a transfobia: pelo fim da violência e por mais cidadania”, pois, segundo Cardoso, é necessário discutir a violência contra essa população e, ao mesmo tempo, trazer à tona os direitos dessas pessoas, porque muitas delas têm seus direitos negados.
“Queremos destacar justamente sobre a dignidade da pessoa humana, porque um travesti, um gay, uma transexual, antes de tudo, são pessoas que devem ser respeitadas tanto quanto qualquer outra e ter as mesmas oportunidades”, frisou.
O Mês da Diversidade terá uma ampla programação, que incluirá eventos como roda de conversa sobre corporeidade, primeira marcha das mulheres lésbicas e a tradicional Parada do Orgulho LGBT de Macapá, que está em sua 17ª edição.
Programação do Mês da Diversidade
Abertura do Mês da Diversidade com coletiva de imprensa
Data: 4/8
Local: auditório do Palácio do Setentrião
Hora: 9h
Roda de Conversa: Corporeidade
Data: 4/8
Local: Unifap
Hora 14h
Drag Party VI: Especial Club Kids
Data: 4/8
Local: Unifap
Hora: 19h
Feijoadíssima
Data: 6/8
Local: Sede da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf)
Hora: 11h
Quarta Lilás
Data: 9/8
Local: Bar da Rosa
Hora: 18h
Oficina de Prevenção DST, HIV e hepatite
Data: 11/8
Local: Ministério Público do Estado do Amapá
Hora: 16h
Viada Cultural
Data: 18/8
Local: Praça da Bandeira
Hora: 19h
Lésbitinic
Data: 20/8
Local: Praça Floriano Peixoto
Hora: 16h
1ª Marcha das Mulheres LBT
Data: 25/8
Local: Praça da Bandeira
Hora: 15h
Sexta da Diversidade
Data: 25/8
Local: Praça do Coco
Hora: 19h
17ª Parada do Orgulho Gay
Data: 27/8
Local: Complexo do Araxá
Hora: 14h
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!