Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo avança na implantação de unidade da Casa do Artesão em Mazagão

Exposição e venda de artesanato vão ocorrer no prédio do antigo Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Mazagão Novo.

Por João Clésio
07/08/2017 14h55

Secretária do Trabalho, Luciana Araújo, reuniu com artesãos de Mazagão para tratar do assunto

O município de Mazagão, na região Sul do Estado, está bem próximo de ganhar uma unidade da Casa do Artesão para expor e comercializar a produção local. O assunto foi novamente tratado em reunião ocorrida no dia 5 de agosto, entre a categoria e os técnicos da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

A unidade funcionará no antigo prédio do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que pertencia à Secretaria de Turismo (Setur) e foi repassado para a Sete. Os artesãos demonstraram interesse e utilizar o espaço. “Eu tenho uma produção bastante grande de peças em madeira, mas o problema é que, aqui em Mazagão, não temos um ambiente estruturado para expor nosso trabalho. Creio que a iniciativa do Governo do Estado em reabrir no CAT para funcionar como um anexo da Casa do Artesão é bem-vinda”, comentou Orivaldo de Oliveira de Brito, presidente da Associação dos Artesãos de Mazagão Novo.

Ezequiele Lima de Moraes, da Associação Maracá e Cunani, tem a mesma avaliação. “Será uma grande conquista para nós artesãos ver o espaço com nossas peças expostas e as pessoas que visitam o município comprando”, esperançou-se.

O prédio precisa passar por alguns reparos na estrutura física para entrar em funcionamento. A previsão é que abrigue em torno de cinco mil peças em madeira, cerâmica, fibra, talas, cipó, manualidades (panos, bonecas etc.) e camisas. Somente em Mazagão Novo existem cerca de 70 artesãos em atividade.

Os profissionais e os técnicos da Secretaria do Trabalho agendaram para o dia 21 de agosto um novo encontro para fechar os últimos detalhes da implantação da unidade da Casa do Artesão. “O município passou a receber um número grande de pessoas, principalmente nos fins de semana, com a abertura da ponte do Matapi. Um exemplo claro foi durante a Festa de São Tiago. Muitas pessoas vêm a passeio para conhecer a cidade, sua cultura, costumes, etc. E uma das formas de visualizar tudo isto é por meio do artesanato”, analisou Luciana Araújo, secretária do Trabalho e Empreendedorismo.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!