Literatura e teatro marcam Dia Estadual da Poesia na biblioteca Elcy Lacerda
Evento reuniu poetas e admiradores da literatura amapaense
A data é uma homenagem ao poeta, médico, professor e ex-prefeito de Macapá Alexandre Vaz Tavares, que foi pioneiro em escrever poesias sobre Macapá
Um evento que celebrou o Dia Estadual da Poesia, nesta terça-feira, 8, aconteceu no pátio da Biblioteca Pública Elcy Lacerda às 16h. Com apresentações teatrais e ao som de marabaixo, as pessoas que passavam em frente à biblioteca foram convidadas a participar do evento, que teve como ponto central a declamação de poesias.
A poesia está presente no cotidiano da estudante Caroline Teixeira, de 16 anos. Ela contou que o padrasto, que é poeta, escreve e declama para a mãe dela. “Acho muito bonito a forma como ele coloca os sentimentos dele”, declarou.
A jovem poetisa amapaense Ane Carvalho participou do evento e declamou o texto “Jardim pode”, de Alcy Araújo, seguido por textos de sua autoria. Filha de professores, a paixão pela poesia surgiu na infância ao ouvir as canções escritas por compositores amapaenses. “Cresci ouvindo o movimento Costa Norte, Zé Miguel, Grupo Pilão, isso me inspirou a escrever as minhas primeiras poesias”, relatou.
Formada em geografia, é também contista e cronista, e se inspira em elementos regionais como o ribeirinho, o índio, o negro e o caboclo para escrever suas poesias. “Meu trabalho é voltado para valorização, promoção e fomento da cultura local”, concluiu.
O poeta e gerente da biblioteca Elcy Lacerda, José Pastana, junto com os escritores Ricardo Pontes e Leão Zagury, idealizaram o projeto que institui o Dia Estadual da Poesia. “A ideia surgiu em 1999, e a data é importante para refletir e discutir as ações e as dificuldades do fazer literário no Amapá”, comentou.
Dia Estadual da Poesia
O projeto de lei que instituiu o dia 8 de agosto como Dia Estadual da Poesia, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Amapá em junho de 2000. A data é uma homenagem ao poeta, médico, professor e ex-prefeito de Macapá Alexandre Vaz Tavares, que nasceu em Macapá em 8 de agosto de 1858 e foi pioneiro em escrever poesias sobre Macapá. Alexandre Vaz Tavares morreu em abril de 1926, aos 67 anos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!