Inscrições para certificação do Ensino Médio e Fundamental encerram na sexta-feira
Prova do Enceja oportuniza jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade apropriada
Inscrições são realizadas exclusivamente pela internet.
Os interessados em obter certificação dos estudos por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, conhecido como exame de massa, têm até a próxima sexta-feira, 18, para se inscrever. O procedimento é feito exclusivamente pela internet no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja), também oferece suporte para realizar a inscrição.
O Encceja é uma prova destinada a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se formar na idade ideal, nos Ensinos Fundamental e Médio. Com a certificação, a pessoa comprova sua capacidade escolar e poderá buscar uma formação em nível superior ou técnico, ou mesmo para a prestação de concursos.
Para obter a certificação de Ensino Fundamental é exigido que o candidato tenha completado 15 anos de idade até o dia da realização do Encceja. Já quem busca o diploma de certificação do Ensino Médio, precisa ter no mínimo 18 anos completos no dia da prova. Isso significa que uma pessoa com mais de 18 anos pode fazer o Encceja para certificar o Ensino Médio mesmo que não tenha a certificação do Ensino Fundamental.
A prova
O Exame ocorrerá no dia 22 de outubro em todas as unidades da federação. A prova possui 30 questões objetivas para cada área do conhecimento, além da redação. Cada questão apresenta quatro alternativas. A diferença entre as provas para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio encontra-se na divisão das áreas do conhecimento e nos conteúdos abordados, devido ao grau de exigência de cada nível.
Para o Ensino Fundamental serão cobrados conhecimentos em: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, Matemática, História, e Geografia e Ciências Naturais. Para o Ensino Médio, as seguintes: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Para obter a certificação, o participante deve alcançar uma pontuação mínima nas provas objetivas e na redação. Para alcançar a proficiência, exige-se que o estudante alcance 100 pontos de 200 em cada disciplina, ou seja, um aproveitamento de 50%. Da mesma forma, a Redação também precisa de um aproveitamento de pelo menos 50%.
Quem não atingir a pontuação mínima exigida poderá fazer novamente o exame e tentar novamente a certificação. Além disso, é possível solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas do conhecimento em que o aluno tenha sido aprovado em edições anteriores do exame. Todas as informações sobre o Encceja, além do material para estudo, estão disponíveis no site do Inep.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!