Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Educadores começam a escolha do material didático para 2018

Diretores têm até 4 de setembro para definir o material didático que será usado pelos alunos do Ensino Médio.

Por Redação
15/08/2017 16h45

Ao todo, 97 coleções foram aprovadas por professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas de todo o país

Gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores que atuam nas bibliotecas das escolas da rede estadual, se reúnem na próxima sexta-feira, 18, no Centro cultural Franco Amapaense, das 8h às 12h, para avaliar o material do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. O encontro é realizado pelo Governo do Amapá, por meio do Núcleo do Programa do Livro Didático (Nuprolid) da Secretária de Estado da Educação (Seed), e tem intuito definir o material didático usado pelos alunos no próximo ano.

Ao todo, 97 coleções foram aprovadas por professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas de todo o país, com organização do Ministério da Educação (MEC). As escolas terão duas semanas para avaliar o material aprovado nas diferentes disciplinas e escolher as coleções que mais se adaptam ao contexto local.

Nesta etapa o programa é apresentado, em seguida os gestores debatem nas escolas com os professores o conteúdo que melhor se adequa a sua realidade. Os diretores têm até o dia 4 de setembro para conclui a escolha do livro por meio dos portais do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Em 2018, diretores e secretarias de educação de todo o país receberão uma chave de acesso para cada escola e, durante o período de escolha, os envolvidos poderão analisar, na íntegra, o conteúdo da obra. A distribuição dos livros se dará em conjunto pelo MEC, as editoras das obras e os Correios. O material deve chegar às escolas no começo do ano letivo de 2018, devendo as obras escolhidas serem distribuídas entre janeiro e fevereiro.

Programa

O PNLD distribui, em todas as escolas públicas da educação básica, livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários para uso do professor e do aluno em sala de aula. A cada ano, o programa atende a uma parte da educação básica: educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A cada três ou quatro anos, governo federal repõe as obras faltantes nas escolas, renovando todo o conjunto dos livros, de forma a atualizar os conteúdos.

A partir de 2019, os livros dos anos iniciais serão consumíveis, ou seja, todos os volumes do primeiro ao quinto ano passarão a ser do aluno, que não precisa devolvê-los no fim do ano letivo. A mudança permitirá a melhora do processo de avaliação durante a execução do programa.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!