Biblioteca Elcy Lacerda realiza curso de xadrez para a comunidade
Aulas são gratuitas e voltadas para pessoas de todas as faixas etárias.
Curso é uma realização do Governo do Amapá em parceria com a Federação Amapaense de Xadrez
O Governo do Estado do Amapá (GEA), em parceria com a Federação Amapaense de Xadrez, iniciou na segunda-feira, 14, o Curso Básico de Xadrez, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda. Serão repassados aos alunos os conhecimentos básicos da modalidade, conhecida por estimular a criatividade, a imaginação e o raciocínio.
As aulas são gratuitas, acontecem nos três turnos e são ministradas por membros da federação, como o enxadrista [praticante e estudioso de Xadrez] Liu Kim Dias, 28. Ele explica que o objetivo é oferecer às pessoas a oportunidade de adquirir conhecimentos básicos sobre a modalidade que traz benefícios a pessoas de todas as faixas etárias.
“Para crianças e adolescentes, o xadrez é uma excelente ferramenta de auxílio pedagógico e desenvolve aspectos como a memorização, o raciocínio lógico e a concentração. Por outro lado, o jogo beneficia os idosos por estimular as habilidades mentais”, explica Dias, acrescentando que atualmente o Amapá possui cerca de 100 enxadristas, alguns participam de competições escolares, enquanto outros atuam em torneios profissionais em nível nacional e internacional.
O professor Bosco Brasil, 58, é um dos 75 alunos matriculados no curso. “Sei dos aspectos positivos do xadrez e como eles podem nos beneficiar. Eu soube do curso em uma visita à biblioteca e estou muito satisfeito com possibilidade”, relata.
O estudante Marcos Freitas, 10, é outro participante. O garoto cursa o quinto ano do ensino fundamental e acredita que as aulas vão melhorar seu desempenho escolar. “Quero melhorar minhas notas em matemática e o xadrez pode ajudar”, conta o menino.
Após assimilar os conhecimentos básicos, os alunos terão a oportunidade de participar de dois outros cursos, um de nível intermediário e outro de nível avançado. A instituição realizará também um torneio de xadrez.
O gerente da Biblioteca Elcy Lacerda, José Pastana, explica que a iniciativa busca aproximar o xadrez da população e faz parte de uma série de ações, que visam atrair um maior número de usuários à instituição. “Observamos que a população tem interesse pela modalidade, pois obtivemos um número de inscritos maior que esperávamos. Inicialmente, cada turma teria 20 vagas, como a procura foi grande, aumentamos para 25”, ressaltou Pastana, acrescentando que por meio desse curso, são trabalhados a cultura, o entretenimento e a educação.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!