Profissionais de saúde começam treinamento para resgate e transporte no GTA
Eles vão aprender técnicas sobre o helicóptero usado, regulamentação aérea, meteorologia, entre outras instruções.
Passarão pelo curso 43 profissionais da Polícia Militar do Amapá, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Eles vão aprender técnicas sobre o helicóptero usado, regulamentação aérea, meteorologia, entre outras instruções.
De acordo com o comandante do GTA, Rubem Júnior, o treinamento terá a duração de dez dias, com aulas teóricas e práticas. A instrução utilizando a aeronave ocorre a partir do dia 24, quando os participantes desenvolverão técnicas de embarque e desembarque com transportes de enfermos e equipamentos. Os instrutores vão trabalhar também o condicionamento físico e ministrar treinamento na água e rapel.
“Algumas operações de transporte aeromédico exigem a presença de um profissional de saúde mais especializado, como um médico, por exemplo. Essa é a importância deste treinamento, porque vamos aprender procedimentos aéreos para o transporte de pacientes”, comentou o médico Edmilson Ribeiro.
Segundo Rubem Júnior, nem todos poderão se formar. “Todas as etapas do curso são eliminatórias. Trabalhar com aviação não tem margem para erros. Por isto, os participantes terão que se dedicar bastante”, comentou o comandante.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!