Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Dia de Combate ao Aedes encerra com mais de 8 mil casas atendidas

Nessa primeira fase a ação foi executada nos municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari, Santana e na capital Macapá.

Por Redação
14/02/2016 10h00

Depois de mais de oito horas de operação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, os órgãos envolvidos na ação consideraram satisfatórios os números de atendimento à população, neste sábado (13).

A mega campanha no Amapá foi organizada pelo Ministério da Defesa (MD) e desenvolvida pelo Exército Brasileiro, Aeronáutica e a Marinha do Brasil em conjunto com o Governo do Estado, municípios e órgãos públicos. Nessa primeira fase a ação foi executada nos municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari, Santana e na capital Macapá.

 

Até as 14h30 do sábado, os dados parciais de atendimentos foram:

- Macapá: 5.083 residências e 450 comércios.

- Santana: 1.100 residências e 111 comércios.

- Jari: 1.000 residências e 60 comércios.

- Oiapoque: 1.190 residências e 130 comércios.

As informações foram levantadas pelas equipes envolvidas no combate ao vetor, que repassavam os dados a uma base montada no 34º Batalhão de Infantaria de Selva.

Para chegar a esses registros, foi necessário um efetivo de 581 militares e 300 civis para atuarem em Macapá. Em Santana foram 150 militares e 160 civis. No Jari 50 militares e 36 civis. Em Oiapoque foram 250 militares.  “Os objetivos foram traçados e plenamente alcançados, uma vez que o Exército pôde repassar à sociedade amapaense o conceito de como combater o Aedes. A receptividade das pessoas foi muito maior que o esperado. Foi uma vitória do povo do Amapá. A segunda etapa será executada a partir do dia 15 de fevereiro, nos focos do mosquito Aedes localizados e mapeados”, disse o tenente coronel Mattos, do comando de Fronteira do Amapá.

As demais etapas da operação de combate ao Aedes serão realizadas com palestras de conscientização e motivação nas escolas de 17 a 18 deste mês. “Nossa união de forças no combate a este mosquito deve ter sempre um saldo positivo. Estou convicto que esta mobilização ao chegar às escolas de modo geral vai trazer em 180 dias o resultado esperado”, disse o governador do Estado, Waldez Góes.

A cerimônia de encerramento do Dia de Combate ao Aedes no estado ocorreu em frente ao comando do 34º Batalhão de Infantaria de Selva. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!