Macapaba foi um dos melhores lugares para acompanhar eclipse
Local, por estar numa área privilegiada, era tido como um dos mais propícios para ver o fenômeno.
Moradores do Macapaba, os amigos Vitória, Maykelle e Jonathan se reuniram para acompanhar o evento astrológico mais importante de 2017
Nesta segunda-feira, 21, os amapaenses tiveram a oportunidade acompanhar um evento raro: um eclipse do sol, que é considerado o evento astrológico mais importante do ano de 2017. O fenômeno foi visualizado no Brasil de forma parcial, proporcionando aos moradores das regiões Norte e Nordeste do país uma experiência única ao fim da tarde. A capital com a melhor visibilidade foi Macapá, com 41% de fração do sol escurecido pela lua.
O eclipse começou a ser observado na capital a partir das 16h e atraiu muitas pessoas em diferentes partes da cidade, como no Conjunto Habitacional Macapaba, que, segundo o Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), é considerado um dos melhores locais para se observar o fenômeno, por estar localizado mais ao norte em uma área plana e aberta. Muitos moradores se reuniram nos gramados do residencial para acompanhar o fenômeno.
Uma dessas pessoas foi a estudante Vitória Santos, 18. Ela conta que soube do eclipse por meio das redes sociais e decidiu acompanhar o evento ao lado dos vizinhos de prédio Jonathan, 21, e Maykelle, 18. Vitória já visualizou o fenômeno em outra oportunidade quando era criança. “Lembro de ter visto um eclipse lunar, mas eu era muito pequena, me assustei e tive medo de acompanhar, por isso não lembro bem. Quando soube da notícia de que aconteceria um eclipse hoje, fiquei animada”, relata a jovem.
A dona de casa Helena Marques, 62, também reservou um tempo para visualizar o fenômeno nos gramados do conjunto ao lado das netas e dos vizinhos. Natural do interior do Pará, ela conta que já teve oportunidade de acompanhar o evento astrológico outras vezes. “Assisti dois eclipses quando era mais nova e morava no interior. Tínhamos o hábito de bater panelas quando isso acontecia para ‘chamar’ a lua ou o sol de volta. Era muito divertido!”, conta animada.
Vizinha de Helena, a doméstica Gracinete Nascimento aproveitou para registrar imagens do fenômeno. Ela conta que assistiu a um eclipse lunar em sua cidade natal, Imperatriz, no Maranhão, e que essa era a primeira vez que acompanhava um eclipse do sol. “É muito bonito, achei bem interessante assistir”, conta a moradora.
O fenômeno
O eclipse solar pôde ser visto no continente americano e, em sua totalidade, pôde ser observado apenas nos Estados Unidos. No Brasil ele foi visualizado de forma parcial. O próximo eclipse total que terá faixa de observação no país está previsto para 2041.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!