Monumento Marco Zero do Equador recebe curiosos para assistir ao eclipse
Linha do Equador foi uma das opções escolhidas pelos curiosos para assistir ao fenômeno natural.
Utilização de filtros foi necessária por conta dos danos que podem ser causados à visão ao olhar diretamente para a direção do sol
O eclipse do sol movimentou bastante o Monumento Marco Zero do Equador na tarde desta segunda-feira, 21. Centenas de visitantes de todas as idades optaram por prestigiar o fenômeno natural do ponto turístico, localizado na Linha do Equador.
Das 16h às 18h, curiosos usaram vários tipos de filtros para poder observar o alinhamento entre a estrela do nosso sistema solar com o satélite natural da Terra. Macapá foi a capital brasileira mais bem posicionada para a observação, com 42% do sol sendo coberto pela lua.
A jovem estudante Ana Letícia teve a ideia de buscar dicas de equipamentos na internet, para aproveitar ao máximo a experiência. “Entre as dicas, escolhi a recomendada pela NASA [Agência Espacial Norte-Americana], que é a utilização de uma lente de soldador, colada em papelão com fita durex. Consegui, junto com minha família, ver todo o eclipse e ainda ajudamos outras pessoas a assistirem”, disse.
O Monumento Marco Zero, assim como os outros pontos turísticos, não abre às segundas-feiras, mas excepcionalmente no dia do raro evento, as atividades funcionaram normalmente com monitoramento pelos guias de turismo, responsáveis pelo local.
Apenas nos Estados Unidos foi possível observar o eclipse em sua totalidade, deixando até algumas regiões em escuridão por alguns minutos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!