Programação marca o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento
Além da campanha de conscientização, a programação vai levar serviços de saúde, cidadania e educação às vítimas de escalpelamento.
Serviços de saúde serão oferecidos durante a ação de combate e prevenção ao escalpelamento
Para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento (28 de agosto), o Governo do Estado organizou uma programação em parceria com a Associação das Mulheres Ribeirinhas e Vítimas de Escalpelamento da Amazônia. Além da campanha de conscientização, a programação vai levar serviços de saúde, cidadania e educação às vítimas de escalpelamento.
Coordenado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), o evento vai acontecer em três momentos: dias 24 e 25, das 8h às 17h, na Universidade Federal do Amapá (Unifap); dia 28, na comunidade de Ipixuna Grande, município de Itaubal; e no mês de setembro uma audiência pública para tratar sobre os direitos e garantias às vítimas de escalpelamento, com data a ser definida.
Saúde
A secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disponibilizará nos três dias de ação atendimento médico, marcação de consultas especializadas, exames laboratoriais, testes rápido para HIV, sífilis e hepatite, triagem com verificação de peso/medida, pressão arterial e glicemia.
A Unifap fará atendimento com fisioterapeutas nos dias 24 e 25. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) vai trabalhar a prevenção odontológica com orientações e aplicação de flúor no dia 25.
Cidadania
Durante a ação, a Rede Super Fácil contribuirá com a emissão de segunda via de documentos, como RG e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A SEPM ofertará atendimentos com acolhimento, jurídico, psicológico e com assistentes sociais por meio do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) e do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), nos dias 24 e 25.
Educação
No dia 28, a Capitania dos Portos do Amapá estará com trabalho de instalação gratuita de coberturas protetoras dos eixos das embarcações e palestras sobre segurança na navegação e prevenção a acidentes por escalpelamento. A SEPM e a Associação das Mulheres Ribeirinhas e Vítimas de Escalpelamento da Amazônia também estarão nesta frente, em Ipixuna Grande, comunidade onde aconteceu o registro do último acidente no estado.
O evento também conta com o apoio do mandato da deputada estadual Marília Góes (PDT), autora da lei 1990/16 que trata da Ação de Prevenção e Combate ao Escalpelamento nas escolas públicas que utilizam meios de transportes fluviais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!