Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

GEA apoia programação do “Mês da Diversidade Sexual”

Na tarde desta sexta, 25, acontece a I Marcha das Mulheres LBT de Macapá, na Praça da Bandeira. Na mesma data, à noite, será realizada a Sexta da Diversidade.

Por Redação
23/08/2017 15h21

O Governo Estado do Amapá (GEA), através da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), segue apoiando a luta de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) pela conquista de seus direitos e respeito da sociedade. Na tarde de sexta-feira, 25, o segmento realiza a I Marcha das Mulheres Lésbicas, Bissexuais e Trans (LBT) de Macapá, e à noite, a “Sexta da Diversidade”.

Os eventos ocorrem no âmbito do “Mês da Diversidade Sexual”, que acontece no Amapá desde 2015 e, este ano, traz o tema “Eu sinto a transfobia: pelo fim da violência e por mais cidadania”. A programação teve início em 4 de agosto, quando o GEA instituiu a Carteira de Registro de Identidade Social e empossou 20 membros do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT. Palestras, rodas de conversas e outras iniciativas deram continuidade às programações do mês alusivo.

Marcha

A concentração da marcha será às 16h, na Praça da Bandeira, centro de Macapá. A caminhada seguirá até a Praça do Coco, onde ocorrerá, a partir de 19h, a “Sexta da Diversidade”.

Anne Pariz compõe a comissão organizadora da marcha, cujo tema é “Juntas por nós! Não ao preconceito e discriminação das mulheres LBT”. A coordenadora ressalta que iniciativas como essa objetivam dar mais força ao movimento e as encoraja a ultrapassar as dificuldades cotidianamente a elas impostas, como o preconceito, o machismo e a rejeição.

“A busca pela visibilidade garante o empoderamento e a conquista do nosso espaço. É isto que a marcha objetiva: dar voz aos nossos anseios. Conseguimos apoio de órgãos governamentais e uniremos forças, a partir de agora, para que consigamos, por exemplo, discutir gênero nas escolas e em outros ambientes. Buscamos, dentre outros anseios, sermos mais respeitadas nas diversas áreas da sociedade e menos violentadas por conta da nossa orientação”, frisou.

Sexta da Diversidade

O evento acontece há alguns anos e é tido pelo segmento como uma prévia da Parada do Orgulho LGBT. Inicia-se no dia 25 de agosto, às 19h, na Praça do coco. É organizada pela União Nacional LGBT no Amapá e, segundo André Lopes, membro da comissão organizadora do Mês da Diversidade, “tem como perspectiva o respeito a todas as formas de expressão da diversidade”.

Na ocasião, haverá apresentações musicais e performances LGBT.

Parada do Orgulho LGBT

A 17ª edição da Parada do Orgulho LGBT é o ponto alto da programação do Mês da Diversidade. Acontece no domingo, 27, a partir das 14h, com concentração no complexo do Araxá. O evento reúne milhares de pessoas durante um desfile na orla de Macapá. Com cartazes, bandeiras e discursos contra a homofobia e pela luta por direitos iguais, os organizadores aproveitam o momento de entretenimento para se confraternizarem.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!