No Amapá, medicina natural tem melhorado a qualidade de vida de pacientes
Somente no mês de julho, 3.010 atendimentos foram realizados pelo Centro de Referência em Práticas Integrativas e complementares em Saúde
O Cerpis oferta 46 tipos de terapias com o uso da medicina natural.
Através do pilates terapêutico, Nazaré do Socorro se recuperou das fortes dores que sentia na coluna. Ela é uma das pacientes que procurou atendimento oferecido pelo governo no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis), que realiza tratamentos por meio da medicina natural.
Nazaré conta que antes de iniciar as terapias usou medicamentos para amenizar as dores que, após o efeito, sempre voltavam. "Nossa, hoje eu estou superbém. Além de melhorar minha saúde, as terapias também melhoraram meu humor e minha autoestima. Antes de procurar o centro, como todo brasileiro, qualquer dorzinha que eu sentia, logo ia na farmácia, o problema era que quando passava o efeito do remédio, a dor voltava. Agora não. Estou bem!", relatou.
O pilates terapêutico é apenas um dos 46 serviços ofertados pelo Cerpis, que também atua com acupuntura auricular, massoterapia, arteterapia, ventosa, yoga e outros. Somente no mês de julho, essas terapias concentraram 3.010 atendimentos à pacientes que dispensaram o uso de medicamentos.
De acordo com o levantamento do centro, desde outubro de 2015 até julho deste ano, já foram atendidas 93.740 pessoas com o uso da medicina natural. Para o diretor do Cerpis, Elziwaldo Monteiro, a expressividade no atendimento, além de proporcionar melhor qualidade de vida aos usuários, também traz um bom custo benefício para a saúde.
"Aqui nós trabalhamos a prevenção e o tratamento o que traz mais qualidade de vida ao paciente. Para a saúde, isso representa a redução do atendimento nos hospitais e, de certa forma, um custo benefício positivo, uma vez que o retorno que temos aqui com R$ 1, custaria R$ 1 mil na unidade da alopatia [tratamento em que se empregam remédios]", frisou.
Monteiro destacou ainda que está sendo trabalhado o projeto para a implementação de centros, por meio da atenção básica, nos municípios do Estado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!