Programação leva atendimentos às vítimas de escalpelamento
Ação é em referência ao Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento
Programação para combater e prevenir o escalpelamento iniciou nesta quinta-feira, 24, e vai até o mês de setembro
Dezenas de vítimas de escalpelamento participaram da programação de abertura da Campanha de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, promovida pelo Governo do Amapá. A ação é promovida pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), em parceria com a Associação das Mulheres Ribeirinhas e Vítimas de Escalpelamento da Amazônia. Foram realizados atendimentos com o cirurgião plástico Alexandre Lourinho, com psicólogos, fisioterapeutas, assistente social, além de testes rápidos.
Durante o evento, foi entregue pela presidente da associação uma carta-compromisso para a gestora da SEPM, em exercício, Sandra Nascimento. "Essa programação marca uma luta de dez anos das vítimas. Em 2007, foi feita uma carta-compromisso com as vítimas e, hoje, esta carta está sendo reiterada. São benefícios que essas mulheres guerreiras correm atrás para que, assim, possam ter seus direitos garantidos", disse Nascimento.
Rosinete Serrão explicou que a associação existe há dez anos e que muitas batalhas já foram vencidas. "Já tivemos conquistas, entre elas, indenizações que foram pagas pelo governo federal. Algumas pessoas receberam, outras não, e continuamos lutando por nossos direitos".
A vítima de escalpelamento S.N.S. garantiu que são ações como essa que fazem as pessoas, que sofreram no passado, tenham uma perspectiva de futuro. "Poder consultar com um médico-cirurgião e outras especialidades faz com que tenhamos esperanças de um futuro melhor, onde teremos oportunidades", garantiu.
A ação
A ação marca o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento (28 de agosto) e acontece em três momentos: nos dias 24 e 25, na Universidade Federal do Amapá (Unifap); dia 28, na comunidade de Ipixuna Grande, município de Itaubal, com serviços na área de saúde, cidadania e educação às vítimas e, ainda, no mês de setembro, quando ocorrerá uma audiência pública na Assembleia Legislativa.
Estiveram presentes várias autoridades, representantes da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Unifap e secretarias de Estado de Educação e de Saúde.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!