Capacitação busca aumentar realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite no AP
Turmas com profissionais de Santana e dos municípios do interior estão sendo formadas
A Coordenação Estadual de DST/AIDS-HV promove entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, no Senac, uma capacitação dos profissionais de saúde para a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. O objetivo do treinamento é ampliar a quantidade de testes realizados em todo o Amapá.
A capacitação ocorrerá nos turnos da manhã e da tarde nos três dias. A primeira turma será formada por profissionais do município de Santana da atenção básica. Uma segunda turma será formada com profissionais dos municípios do interior entre os dias 11 e 14 de setembro.
Atualmente, a rede de saúde realiza em todas as unidades do Estado uma média de 5 mil testes por mês. Trata-se de um procedimento simples, que leva de 20 até 30 minutos para que o resultado seja obtido.
“O que nós queremos é a ampliação da rede de diagnósticos. Ter mais profissionais fazendo testes para que o serviço seja ofertado todos os dias e todos os horários”, explicou o coordenador estadual de DST/AIDS, Florinaldo Pantoja.
Curso
O treinamento será dividido em três momentos. Na primeira etapa, que será online, os profissionais irão acessar uma plataforma para realização da parte teórica do aprendizado. O segundo momento será a realização dos testes da primeira etapa. A última etapa será constituída de atividades práticas, com a realização dos testes entre os profissionais e, posteriormente, com a comunidade.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!