Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Técnicos do governo avaliam potencialidades econômicas para desenvolvimento de Amapá

O Amapá é um município predominantemente voltado à pecuária, porém tem diversas outras atividades desde a pesca de camarão rosa até o setor mineral

Por Leidiane Lamarão
30/08/2017 09h39

Comunidade também participou da apresentação do Plano de Desenvolvimento Regional

Com o intuito de estimular as ações que visem o desenvolvimento regional dos municípios seguindo os eixos estratégicos contemplados no plano do governo, a Divisão de Integração dos Municípios da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá apresentou o Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) ao prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, e comunidade interessada. A visita ao município distante 300 km da capital aconteceu no último fim de semana.

Os técnicos da Agência Amapá também fizeram levantamento das necessidades locais, a fim de identificar e promover as vocações naturais do município. As informações obtidas irão subsidiar as políticas de incentivo às atividades regionais visando, principalmente, a atração de investimentos para aquele município.

O prefeito Sampaio acolheu positivamente as propostas apresentadas pela equipe do governo. “A responsabilidade para que o município de Amapá se desenvolva é de cada um de nós e receber esta ação é muito importante, pois mostra o comprometimento do governo com todas as regiões do Estado”, declarou.

Segundo a chefe da Unidade de Apoio aos Projetos da Agência Amapá, Gabriela Lobato, o governo do Estado tem se preocupado em cumprir o seu papel na busca por mecanismos que visem desenvolver os municípios e, por meio da Agência Amapá, tem promovido um ambiente favorável e inovador, fundamental para desenvolver ações setoriais nos municípios.

“O município de Amapá possui diversas potencialidades a serem exploradas como a agricultura, pecuária, pesca e também o turismo. Todas essas informações servirão de base para que possamos desenvolver mecanismos para promover o desenvolvimento socioeconômico da região”, salientou Gabiela.

Potencialidades

O Amapá é um município predominantemente voltado à pecuária (setor primário). Ele é privilegiado pela grande concentração dos chamados campos inundáveis, ideais para a criação e o desenvolvimento do gado bubalino, que, aliás, vem gradativamente substituindo o rebanho bovino na região. Amapá é também, por essas condições, o maior produtor de leite e queijo do Estado. Outras características predominantes que também definem a economia do município são a criação de suínos e equinos, além da pesca artesanal das espécies como gurijuba, pirarucu, uritinga, pirapema, tucunaré, apaiari, branquinha, dentre outras.

Os cultivos de mandioca, milho e arroz também são proeminentes. Na costa de Amapá, é pescado o camarão rosa, alimento bastante procurado por seu sabor, tamanho e qualidade.

Algumas serrarias exploram madeiras na região como andiroba e ucuúba. Há também em Amapá algumas indústrias de panificação. No setor terciário pequenos estabelecimentos como mercearias, boates e alguns bares compõem a vida comercial do município.De acordo com técnico Alan Barreto, os recursos minerais também ajudaram a fortalecer a economia de Amapá, notadamente a cassiterita e a tantalita. “O Amapá tem muitas potencialidades e toda esta riqueza será valorizada pelo governo do Estado”, esclareceu o chefe do Núcleo de Gestão de Projetos da Agência Amapá.

“Tudo o que nós detectamos vai nos municiar para a criação de um banco de dados e relatórios conjunturais que venham subsidiar futuros estudos de viabilidade econômica da região”, explicou o chefe da Divisão de Integração dos Municípios da Agência Amapá, Marcéu Farias.

 

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!