Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá tem mais de 23 mil inscritos para as provas do Encceja 2017

Exame será aplicado no dia 22 de outubro, em Macapá, Oiapoque e Laranjal do Jari.

Por Redação
30/08/2017 18h17

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) teve 1.573.862 inscritos para a edição de 2017, em todo o Brasil. No Amapá 23.595 pessoas farão as provas para o exame. Desses, 5.631 farão para provas para o Ensino Fundamental e 17.964 para o Ensino Médio. O exame será aplicado no dia 22 de outubro, nos municípios de Macapá, Laranjal do Jari e Oiapoque.

O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), assinou este ano um termo de adesão com o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para receber o Exame que deve ocorrer em todas as unidades da Federação. De 2009 a 2016 a certificação do Ensino Médio foi função do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Encceja se destina a jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada, além dos que já fizeram Exame de Massa em anos anteriores, mas ainda devem algumas disciplinas para a conclusão dos estudos.

O exame

As provas do Encceja obedecem requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio e são estruturadas a partir da Matriz de Competências e Habilidades. O Exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. As provas serão aplicadas durante todo o dia nos horários de 8h às 12h, e de 14h30 às 19h30 (horário de Brasília).

Ensino Fundamental – Para o Ensino Fundamental, no período da manhã, os participantes farão provas de Ciências, História e Geografia. No período da tarde serão de Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Matemática e Redação.

Ensino Médio – Para o Ensino Médio, no período da manhã, os participantes farão provas de Física, Química e Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. À tarde serão as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês ou espanhol, Educação Física, Artes, Matemática e Redação.

Cartão de confirmação

O cartão contendo número de inscrição; data; hora; local de realização das provas; indicação do atendimento especializado ou específico e o local responsável pela certificação estará disponível no sistema de divulgação de local de prova, em data oportuna e também na Página do Participante. É recomendado a todos que tenham em mãos o Cartão de Confirmação de Inscrição no dia de aplicação do exame.

Certificação

O participante será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. O nível 100 dessa escala significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.

No Amapá, três instituições estão habilitadas como unidade certificadoras: a Secretaria de Estado da Educação (Seed), que ficará responsável pela certificação de Ensino Fundamental e Médio; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), campus Macapá, e IFAP campus Laranjal do Jari, com a certificação apenas do Ensino Médio.

Encceja PPL

O Encceja para adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade no Brasil (Encceja PPL) têm edital, período de inscrição e data de aplicação específicos.

Para participar do Encceja PPL, os órgãos de administração prisional e socioeducativa do país e as unidades prisionais e socioeducativas devem firmar termo de adesão, responsabilidade e compromissos pelo portal do Inep até 1º de setembro.

As inscrições começaram no dia 28 de agosto e terminam às 23h59 (horário de Brasília) do dia 8 de setembro, pela internet. As provas do Encceja Nacional PPL serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro, nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos competentes. (Com informações do Inep)

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!