Programa é a esperança de uma vida melhor para a juventude
Amapá Jovem proporcionará mais oportunidades e qualidade de vida à população de 15 a 29 anos.
Agnes Soutelo demonstrou interesse em participar das atividades do Programa Amapá Jovem
O decreto que regulamenta a adequação do Programa Amapá Jovem foi assinado nesta quinta-feira, 31, pelo governador Waldez Góes, em uma solenidade marcada pela presença de centenas de jovens, principalmente estudantes da rede pública. A iniciativa visa proporcionar mais qualidade de vida e oportunidades à população de 15 a 29 anos dos 16 municípios do Estado nos segmentos de cidadania, educação, cultura, profissionalização, trabalho e renda, entre outros. O programa será lançado na capital Macapá e nos demais municípios na segunda quinzena de setembro, onde serão divulgados os editais especificando os critérios a serem seguidos.
Tailane Santos, 23, participou do evento com intuito de conhecer um pouco mais sobre o projeto. Moradora do bairro das Pedrinhas, zona sul de Macapá, a jovem concluiu o ensino médio há pouco tempo e visualiza no programa a oportunidade de reunir duas áreas pelas quais possui grande interesse: participar de cursos profissionalizantes no campo da saúde e pretende envolver-se em iniciativas relacionadas à cultura, principalmente a capoeira, atividade que pratica há 12 anos. “É maravilhoso saber que nós vamos poder dar continuidade aos nossos sonhos por meio do Amapá Jovem. Fico muito contente com a iniciativa”, pontuou Tailane.
O estudante Eduardo Phylipe, 17, também se interessou por conhecer o Amapá Jovem. Aluno do terceiro ano do ensino médio, o adolescente é presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Tiradentes e, atualmente, tem como foco a inserção no mercado de trabalho, por isso quer se profissionalizar através de um curso de inglês.
Eduardo ressalta que a iniciativa surge para apoiar a juventude amapaense, especialmente pessoas que, assim como ele, estão iniciando a vida profissional. “Vejo essa ação como um estímulo para que possamos nos preparar para lidar com o mercado de trabalho”, frisa.
Também estudante da Escola Estadual Tiradentes, Agnes Soutelo, 17, é amiga de Eduardo. Assim como muitas pessoas de sua idade, ela tem como foco o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para garantir uma vaga na faculdade, entretanto ela pretende aliar o curso com atividades relacionadas à cultura, principalmente a dança.
“Estou conhecendo o Amapá Jovem agora e tenho interesse em participar do programa principalmente na área de atividades culturais, pois gosto muito de dançar. Considero uma grande oportunidade para garantir o desenvolvimento dos jovens amapaenses”, afirmou.
Após a cerimônia, o público assistiu à apresentação de alunos da Escola de Música Walkiria Lima, além de manifestações culturais como o marabaixo e a capoeira.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!