Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo fará mobilização dos municípios para evento de revezamento da Tocha Olímpica

Entre maio e agosto 332 cidades receberão o evento. No Amapá, o município escolhido foi Macapá

Por Redação
12/02/2016 10h18

No dia 16 de junho, o Amapá receberá o revezamento da Tocha Olímpica, que marca os preparativos para o início dos Jogos no Rio de Janeiro, cidade sede da disputa. Para a data, o Governo do Estado fará a mobilização dos municípios e reforçará as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Essas medidas foram anunciadas na tarde desta sexta-feira, 12, durante reunião preparatória para o evento, que ocorreu no auditório da Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio-AP) e contou com a presença do ministro do Esporte, George Hilton.

No Amapá, a capital Macapá foi a escolhida para receber a chama olímpica, que percorrerá os 26 Estados e Distrito Federal. “O evento será em Macapá, mas a mobilização será de todo o Estado e estamos dando total apoio à prefeitura de Macapá. Intensificaremos o combate ao mosquito e receberemos as delegações para que seja um evento de todos”, afirmou o governador do Amapá, Waldez Góes.

De acordo com o chefe do Executivo, é preciso que a sociedade entre na campanha, pois a preocupação não é só por causa das Olimpíadas, mas sim porque é uma questão de saúde pública e o Estado foi atingido com a febre Chikungunya, uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O ministro do Esporte, George Hilton, disse que o Zika vírus não impedirá a realização dos Jogos Olímpicos e afirmou que o Brasil está preparado para o evento.

Entre maio e agosto, 332 cidades serão visitadas. Segundo o ministro George, Macapá será privilegiada no evento. “Macapá ficará com a tocha por um dia, o que possibilitará percorrer vários pontos turísticos, diferente de outras cidades que terão apenas algumas horas”, explicou.

Como é um evento que atrairá atenção do mundo para o Brasil, é uma oportunidade e de mostrar as belezas naturais, costumes e tudo o que o Amapá pode ofertar aos visitantes.

O percurso não pôde ser divulgado, mas o prefeito de Macapá, Clécio Luís Vilhena, assegurou que passará por pontos como o Curiaú, Marco Zero do Equador, Rio Amazonas e Fortaleza de São José de Macapá. Ele ressaltou ainda a importância do apoio do governo no evento. “É fundamental; precisamos passar esse espírito olímpico a todos para que juntos possamos fazer uma festa bonita e que não seja apenas uma passagem, mas que fique o espírito de cooperação”, informou o prefeito.

Também participaram do evento atletas amapaenses, treinadores, autoridades e a sociedade civil. Venilton Teixeira, lutador de taekwondo e uma das principais apostas para os Jogos 2016, representou os atletas. Durante o discurso, Teixeira ressaltou a importância do esporte. O atleta aguarda a seletiva para os Jogos Olímpicos, que serão realizados no período de 5 a 21 de agosto no Rio de Janeiro. “Estou na expectativa para conquistar essa vaga e depois a medalha. Receber a tocha no Estado é um incentivo para que os jovens pratiquem esporte e comecem a participar de disputas”, disse Teixeira.

Na ocasião o ministro e o governador parabenizaram o jovem atleta pelo trabalho que vem desempenhando no esporte representando o Amapá e o Brasil. Venilton agradeceu o apoio dos governos federal e estadual.

A tocha

A Tocha Olímpica é um símbolo das Olímpiadas. Tradicionalmente acesa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, na Grécia. A chama chegará ao Brasil no dia 3 de maio quando começará a percorrer todo o país até o seu destino final, o Rio de Janeiro, por meio de revezamento, que consiste na entrega da tocha de um condutor para outro. Como forma de integrar todo o país foi criado o evento de Revezamento da Tocha Olímpica. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!