Caesa levanta demandas de fornecimento de água durante visita técnica em Pracuúba
Ação da companhia busca melhorar qualidade do serviço e reforçar parceria com prefeitura
As visitas técnicas e ações operacionais no interior são parte do planejamento da Caesa
A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) realizou na última sexta-feira, 1º de setembro, uma inspeção nas unidades de abastecimento do município de Pracuúba. A ação teve como objetivo levantar as demandas deste segmento e atuar na melhoria do serviço em parceria com a prefeitura.
Na visita, a equipe técnica realizou os testes de avaliação na qualidade da água e também fez a vistoria na estrutura do sistema que atende a área urbana do município.
O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, informou que, de imediato, será providenciada a recuperação da estrutura de captação e, posteriormente, será feito um estudo para a ampliação do sistema de abastecimento.
De acordo com o gestor, a ampliação vai possibilitar a cobertura de 100% do município com rede de água tratada. Dos seis bairros da área urbana, dois ainda não são atendidos com o serviço. Esta obra prevê, por exemplo, a recuperação de dois reservatórios que podem ser ligados ao sistema.
"Essa visita é uma resposta às reivindicações feitas pela prefeita da cidade, que nos procurou para tratar estas questões em nossa sede. A recuperação da captação será feita em até 90 dias e, quanto à ampliação, faremos o projeto executivo. Caberá a prefeitura fazer a busca de recursos junto aos órgãos federais, como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa)", explicou.
A prefeita de Pracuúba, Belize Ramos, disse que este trabalho conjunto é importante para melhorar as condições de vida dos moradores a partir destas obras.
"Oferecer e garantir água tratada para a população também é um dever do município. Esta cooperação técnica com a Caesa nos dará subsídios na busca de recursos junto à Funasa para a execução desta e de outras obras importantes", informou.
A equipe também visitou o espaço da Caesa no distrito do Flexal, localidade pertencente à Pracuúba. Essa inspeção tem como objetivo retomar a obra de construção do sistema isolado de abastecimento de água no local.
"Ainda é necessário fazer o sistema de captação da água e a instalação da rede elétrica. Vamos fazer o levantamento financeiro e executar via administração direta. Esse planejamento também será dentro de 90 dias", frisou o diretor-presidente da Caesa.
A representante da comunidade, vereadora Lidiane Nunes, ressaltou que o fornecimento de água é necessário, visto que atualmente vivem cerca de 300 famílias no distrito.
"Eu como moradora do Flexal, entendo que e é importante este sistema para a nossa população. Por isso, a gente espera contar com apoio da Caesa na conclusão dessa obra", declarou.
Amapá
Dando continuidade à agenda, a equipe técnica da Caesa também realizou nesta sexta-feira uma inspeção no sistema de abastecimento do município de Amapá. Neste local, foi realizado a recuperação do sistema motobomba de captação, para normalizar o fornecimento de água na cidade. Também será recuperada a passarela que dá acesso ao sistema de captação. Esse trabalho será via administração direta.
As visitas técnicas e ações operacionais no interior são parte do planejamento da Caesa. Elas ocorrem partir das deliberações com as prefeituras e no trabalho conjunto do Governo do Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!