Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

15 mil pessoas são aguardadas para o Desfile de 7 de Setembro

Este ano, pelotões de 15 instituições entre militares e civis desfilarão no Sambódromo. Programação promete animar e surpreender o público.

Por Redação
05/09/2017 18h44

Mais de 670 policiais militares vão desfilar pela Avenida Ivaldo Veras, na próxima quinta-feira

Os preparativos para o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, em alusão à Independência do Brasil já iniciaram. Este ano, membros de 15 instituições entre militares e da sociedade civil passarão pela Ivaldo Veras, no Sambódromo. Na segunda-feira, 4, os órgãos do Governo do Estado deram início aos ensaios de exercícios operacionais que prometem surpreender o público.

Para garantir a segurança de todos, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP) realizou nesta terça-feira, 5, a vistoria no sambódromo. A programação, que é gratuita, iniciará às 7h30 da quinta-feira, com a revista das tropas, a ser feita pelo governador do Amapá, Waldez Góes, e autoridades militares. O evento é coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Palácio do Setentrião, que estima a presença de cerca de 15 mil expectadores.

As músicas que irão reger os desfiles serão tocadas pelas bandas da Polícia Militar do Amapá (PMAP) - que conta com 22 integrantes militares e mais 12 jovens da banda “22 de novembro”, do município de Santana -, do 34º Batalhão de Infantaria e Selva (34º BIS), do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBMAP), da Guarda Civil Municipal e Desbravadores.

Desfiles

A ordem dos desfiles já foi definida. O primeiro pelotão a passar pela Ivaldo Veras será o da Legião Estrangeira (França), seguida do Estado Maior Conjunto, Marinha do Brasil e 34º BIS.

Em seguida desfilará o pelotão da Polícia Militar com efetivo de mais de 670 militares. Ainda desfilarão 630 alunos dos projetos sociais desenvolvidos pela corporação e 100 estudantes da Escola Antônio Messias, de ensino militar e gestão compartilhada com a Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O pelotão da Guarda Territorial será o 7º a desfilar. Em seguida, é a vez do pelotão do Corpo de Bombeiros, que este ano completa 50 anos de criação e 25 de desmembramento da PM. O pelotão da corporação reunirá mais de 1,5 mil pessoas entre militares, alunos de projetos sociais e da Escola Risalva Freitas do Amaral, que possui gestão compartilhada entre a Seed e o CBMAP.

Seguindo a ordem de desfiles, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) será o nono a se apresentar.

GTA

A décima instituição a se apresentar é uma das mais esperadas pelo público. Este ano o Grupamento Tático Aéreo (GTA), que atua há 11 anos no Amapá, desfila pela segunda vez em sua aeronave própria, adquirida pelo Governo do Amapá em novembro de 2015, com investimento de R$ 12,3 milhões.

O grupamento empenhará 5 tripulantes e 11 servidores. As primeiras demonstrações serão feitas em conjunto com a Polícia Militar, através da Companhia de Operações Especiais (COE), e com o Corpo de Bombeiros, em suas respectivas ordens de desfile.

No terceiro momento, os tripulantes demonstrarão na aeronave como desempenham o trabalho de multimissão, com atividades de salvamento em altura, policiamento ostensivo, busca e salvamento. “O GTA é uma ferramenta de apoio do sistema de segurança pública e é esta integração aos demais órgãos de segurança que nos propomos a mostrar.  O público pode esperar um grande espetáculo”, estimou o tenente-coronel Roberto Neri, do Núcleo de Operações do GTA.

Ao som da Banda de Música da Guarda Civil Municipal, os servidores da instituição, do Pelotão da Maçonaria - com mais de 300 participantes -, e do Clube do Carro Antigo desfilarão. A Banda dos Desbravadores tocará em seguida para que os seus membros e os dos Grupos de Escoteiros desfilem.

Para fechar as apresentações, desfilarão os membros do Jeep Clube de Macapá, Clube do Carro Antigo, Macapá Moto Club e Associação dos Cavaleiros.

Acesso ao Sambódromo

O acesso principal ao Sambódromo será pela Rodovia JK até a rotatória do Monumento Marco Zero do Equador. O trânsito em direção ao local do evento também estará liberado pela avenida Stephan Houat, em direção à rua Victa Mota Dias (por trás do Sambódromo).

Já pela 7ª Avenida do bairro Congós, em direção à Ivaldo Veras, o trânsito é liberado somente até as proximidades da Cidade do Samba.

Zona rural

No dia 7 de setembro também haverá desfile estudantil em São Joaquim do Pacuí, como parte da programação organizada pelo Governo do Estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!