Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Desfile cívico garante renda extra para mais de 100 empreendedores

Público estimado em 15 mil pessoas no Sambódromo garantiu sucesso nas vendas

Por Redação
07/09/2017 16h59

Dezenas de empreendedores aproveitaram para ganhar um dinheiro a mais no desfile cívico

Moradores do bairro Novo Horizonte, zona norte de Macapá, os estudantes Amanda Gabriele, 17, e Fernando Oliveira, 22, acordaram cedo no feriado de 7 de Setembro e atravessaram a cidade em direção ao Sambódromo. Mas eles não foram curtir o desfile militar. Eles aproveitaram o para vender água, suco, empada e o tradicional chope, com o objetivo de auxiliar a igreja evangélica da qual fazem parte. Antes do final do evento, os amigos comemoravam o dinheiro arrecadado. “Nossa venda foi um sucesso graças ao grande público. É um esforço que vale à pena, pois queremos ajudar as pessoas”, explica a jovem.

Assim como Amanda e Fernando, muitos outros empreendedores amapaenses aproveitaram a manhã desta quinta-feira para comercializar durante o evento organizado pelo governo do Estado, que atraiu um público de 15 mil pessoas, segundo o Gabinete de Segurança Institucional do Palácio do Setentrião (GSI). De acordo, com a Secretaria de Estado do Trabalho e do Empreendedorismo (Sete), cerca de 130 vendedores atuaram no sambódromo durante o desfile.

O coordenador de empreendedorismo da Sete, Ezequiel Costa, explica que ocasiões como o desfile cívico são uma oportunidade de aumentar a renda dos ambulantes, por isso, sua circulação foi autorizada em toda a área do sambódromo. “Eles venderam lanches, água, refrigerante, guarda-chuva e até brinquedos. É uma forma de movimentar a economia local”, explica Ezequiel.

O autônomo Jorge Sales costuma vender água e refrigerante durante os eventos que ocorrem no sambódromo. Ele conta que o desfile cívico deste ano superou suas expectativas e que conseguiu arrecadar uma renda maior que a esperada. “Esse dinheiro a mais será muito bem-vindo e vai ajudar no orçamento de casa”, frisou.

Outro empreendedor que viu na ocasião uma oportunidade de ampliar sua renda, foi o autônomo Rafael Farias,23, que vendeu batatas fritas e salgados em uma das arquibancadas do sambódromo na companhia da irmã, Sandy, 22. Foi a primeira vez que o jovem trabalhou durante o desfile. Ele pretende utilizar a renda arrecada para contribuir com o orçamento familiar. “Gostei da experiência e quero voltar mais vezes. Foi tudo muito organizado”, afirmou.

O carpinteiro Alicio do Carmo, 67, assistiu ao evento na companhia de três netos e gostou da ideia de poder comprar água e lanche sem precisar deixar as arquibancadas. Ele conta que assiste ao desfile cívico há mais de 30 anos, desde quando as apresentações ocorriam na Avenida FAB e considera que atualmente o evento proporciona maior conforto ao público. “Me sinto muito bem em trazer meus netos aqui”, destacou.

Independência do Brasil

A Independência do Brasil marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política brasileira. Os livros oficiais de história contam que o ato ocorreu próximo ao Riacho do Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822, durante o famoso grito de Dom Pedro I: “Independência ou Morte!”.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!