Candidatos ao Jovens Embaixadores passam por mais uma etapa de seleção
Programa vai selecionar um estudante amapaense para intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.
Próxima etapa acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro, quando os candidatos passarão por testes orais
Catorze candidatos, que ainda estão na disputa por uma vaga de intercâmbio estudantil no Programa Jovens Embaixadores, passaram por mais uma etapa da seleção na tarde desta sexta-feira, 15, - o exame escrito – no qual os alunos precisaram fazer pequenas redações em inglês sobre diversos temas. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado do Amapá e é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Na quinta etapa, marcada para os dias 21 e 22 de setembro, ocorrem os exames orais e as visitas nas casas dos estudantes com melhores resultados. As etapas seguintes consistem na seleção dos jovens embaixadores, divulgação do resultado, providência dos documentos de viagem (passaporte e visto) e preparativos gerais.
Com o programa, jovens do Brasil têm a chance de conhecer Washington, capital dos Estados Unidos da América (EUA), e ainda estudar em instituições filiadas. Este ano, 160 estudantes se inscreveram, 30 deles foram aprovados para a segunda etapa da seleção e, hoje, 14 continuam na disputa. A lista com os nomes dos aprovados será divulgada até o dia 31 de outubro. A viagem aos Estados Unidos está programada para janeiro de 2018.
O programa
Criado em 2002, por iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, o Jovens Embaixadores busca valorizar estudantes que sejam exemplos em suas comunidades.
Durante a primeira semana do programa, os selecionados visitam a capital dos EUA, seus principais pontos turísticos e organizações dos setores público e privado e do terceiro setor. Depois, são divididos em grupos menores, que viajam para estados diferentes. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e participam de atividades ligadas à responsabilidade social e empreendedorismo.
Para participar é preciso ter entre 15 e 18 anos, cursar o Ensino Médio na rede pública, ter excelente desempenho escolar, bom domínio do inglês, nunca ter viajado aos Estados Unidos, ter uma boa relação com sua escola e comunidade e ter realizado algum trabalho voluntário por pelo menos um ano. Também serão avaliadas características pessoais dos candidatos, como capacidade de comunicação, liderança e proatividade.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!