Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Caesa estuda expansão no fornecimento de água em Pedra Branca do Amapari

Entre as ações, equipe técnica da companhia visitou obra de ampliação do sistema de abastecimento do município.

Por Redação
20/09/2017 20h39

Presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, participou da visita ao município de Pedra Branca do Amapari

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) realizou nesta quarta-feira, 20, uma visita técnica nas unidades de abastecimento do município de Pedra Branca do Amapari, no centro-oeste do Estado. A ação teve como objetivo levantar as demandas desse segmento e atuar na melhoria do serviço em parceria com a prefeitura.

Na visita, que teve acompanhamento dos gestores locais, foi inspecionada a obra de ampliação do sistema de distribuição no município. A estrutura foi projetada para atender a área urbana da cidade. A obra iniciou-se em 2012, mas não chegou a ser concluída.

O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, informou que será feito um estudo para adequar as unidades do sistema já construídas como a captação, adutora de água bruta e estação de tratamento.

"Garantindo o funcionamento desses itens e ligá-los à estrutura existente, conseguiremos melhorar de forma considerável o fornecimento de água no município", explicou.

O engenheiro sanitarista da Caesa, João Batista Bosque, frisou também que a conclusão das demais unidades desse sistema como o reservatório apoiado, reservatório elevado, elevatória e subestação dependem da alocação de recursos.

"Como foi uma obra financiada pelo BNDES, estamos fazendo o processo de regularização junto à instituição para que sejam liberados os recursos para a conclusão desta etapa", reforçou Batista.

Atualmente, a cobertura de água tratada no município é de pouco mais de 20% da população. Um bairro, dos quatro que formam a cidade, consegue receber fornecimento 24 horas. A prefeita de Pedra Branca do Amapari, Beth Pelaes, falou sobre a importância dessa obra para a melhoria da qualidade do serviço à população.

"Os demais bairros serão atendidos da forma melhor, pois em contrapartida fizemos a expansão de 20 quilômetros da rede de distribuição na cidade. Estamos dando o apoio necessário para que o governo do Estado e a Caesa consigam concluir esta obra", declarou.

As visitas técnicas e ações operacionais no interior são parte do planejamento da Caesa. Elas ocorrem partir das deliberações com as prefeituras e no trabalho conjunto do Governo do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!