Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Feira de Ciências e Engenharia do Amapá conta com mais de 100 projetos científicos

Além de iniciativas do Amapá, Feira conta com projetos do México. Programação encerra na sexta-feira, 22.

Por Redação
20/09/2017 21h11

Laís Gabrieli levou para a feira a experiência exitosa da criação de um adubo ecológico

Teve início na tarde desta quarta-feira, 20, a quinta edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), com a exposição de 130 projetos científicos. Alunos de escolas estaduais do Amapá e de outros estados do Brasil, como Pará, Minas Gerais e Ceará, participam, além de delegações do México. A Feira é uma realização do Governo do Estado por meio das Secretarias de Educação (Seed) e Ciência e Tecnologia (Setec), em parceria com o Sebrae-AP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Feceap busca despertar nos jovens o interesse pela ciência, além de estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo na área tecnológica. Criatividade que não faltou à pequena Laís Gabrieli Araújo Ferreira, de 9 anos, aluna da Escola Estadual Santa Maria, com o projeto de adubo ecológico. Preocupada com tanto lixo produzido pelos colegas, Laís teve a ideia de aproveitar os resíduos.

“Usamos as cascas das frutas que comemos no lanche e as aparas dos lápis de cor para produzir o adubo. Depois de dois meses ele fica pronto e é só usar. Na nossa escola usamos na horta, deu certo”, explicou a estudante.

A professora Valda Barros foi quem orientou a aluna. A pesquisa foi validada pela Embrapa, que reconheceu como muito bom e apropriado para uso o adubo produzido.

“Hoje colhemos hortaliças maravilhosas e suculentas, que são usadas no lanche dos alunos. A pesquisa vai além do muro da escola, com a réplica das boas práticas em casa. Isso nos deixa feliz, enquanto educador”, reforçou a professora Valda. 

Além do projeto da Laís Gabrieli, outros 129 estão em exposição, e retratam estudos nas diversas áreas como Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. De Laranjal do Jari, Felipe Caldeira, aluno do 1º ano do Ensino Médio na escola Professora Sônia Henriques Barreto, apresentou um estudo de caso sobre a violência homofóbica na escola.

“Com esse estudo, queremos chamar a atenção da comunidade escolar da minha cidade para esse tipo de violência, muitas vezes tida como chacota, em forma de bullying com os colegas”, comentou o estudante.

A programação da feira acontece pela manhã e tarde. No segundo dia de programação, além das exposições nos estandes, serão oferecidas aos visitantes oficinas de matemática, língua francesa, palestras motivacionais, sobre navegação segura e sobre a importância da iniciação científica e tecnológica no ensino básico no Brasil. Haverá ainda um momento cultural com apresentação artística para o encerramento deste dia.

No último dia de feira, 22, serão realizadas oficinas de robótica com a equipe Cyborg e palestra sobre empreendedorismo digital, no Sebrae Macapá, de 8h às 11h30. À noite, de 17h às 21h, acontecerá o encerramento da feira com palestra motivacional e premiação para os três primeiros lugares de cada modalidade, no Palácio do Setentrião.

Os melhores projetos apresentados na Feceap deste ano receberão medalhas e premiação entra de credencial para as equipes-destaque participarem de feiras afiliadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), em outros estados e fora do Brasil.

“Iniciativas como esta mostra o quanto o Governo do Estado está empenhado em proporcionar educação de qualidade para os amapaenses, bem como oportunizar a aproximação da iniciação científica de nossos estudantes”, enfatizou a secretária de Educação em exercício, Terezinha Monteiro.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!